Ação integrada reuniu equipes de mobilidade, limpeza, ordem pública e acolhimento para garantir organização, segurança e atendimento ao público durante o evento.
Prefeitura mobiliza diferentes secretarias para apoiar a realização da Parada
A Prefeitura de Cuiabá promoveu uma atuação integrada para dar suporte à 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso, realizada no sábado (27). O trabalho envolveu diferentes órgãos municipais com foco na organização, mobilidade, infraestrutura e oferta de serviços à população participante.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) foi responsável pelo planejamento viário e pela organização do trânsito ao longo da programação. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Ordem Pública acompanhou os processos de licenciamento e autorização necessários para a realização do evento, assegurando o cumprimento das normas vigentes.
A estrutura também contou com o apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que intensificou os serviços de limpeza antes, durante e após a programação, além da participação das secretarias municipais de Cultura e Comunicação no suporte às atividades.
Van do projeto Cuiabá Acolhe Mulheres ofereceu atendimento e orientação
Durante o evento, a Secretaria Municipal da Mulher disponibilizou a unidade móvel do projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, oferecendo atendimento gratuito, acolhimento, orientações e encaminhamentos às participantes que necessitassem de assistência.
A psicóloga Joice Schmidt Barros, integrante da equipe da secretaria, destacou que a iniciativa tem caráter preventivo e busca aproximar a população dos serviços públicos disponíveis.
“Além de divulgar o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, oferecemos orientações e realizamos encaminhamentos conforme a necessidade de cada atendimento. Também apresentamos outros serviços da Secretaria da Mulher voltados à proteção, autonomia e fortalecimento das mulheres”, afirmou.
Participantes destacam ambiente de acolhimento e representatividade
Entre os participantes, a estudante de Arquitetura Amanda Garcia Bragas da Silva, natural de Juína e residente em Cuiabá há três meses, participou pela primeira vez da Parada do Orgulho LGBTQIA+ e ressaltou o significado da experiência.
“Venho do interior, onde esse tipo de movimento não é comum. Participar da Parada pela primeira vez e ver tantas pessoas reunidas me faz sentir representada e acolhida”, relatou.
Estrutura busca garantir segurança e acesso aos serviços públicos
Segundo a administração municipal, a atuação conjunta das secretarias teve como objetivo assegurar as condições necessárias para a realização de um evento de grande porte, reunindo ações voltadas à mobilidade, organização urbana, limpeza, segurança e ampliação do acesso da população aos serviços públicos municipais.
( Com Amábile Monteiro | Secom/Cuiabá )

