DayNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • POLÍCIA
  • AGRONEGÓCIO
  • LEITURA DINÂMICA
  • NOTA ZERO OU DEZ
  • ARTIGOS
  • SAÚDE
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
Home
Mundo

Putin anuncia cessar-fogo de três dias entre Rússia e Ucrânia

João Oliveira
6 de setembro de 2026 às 08:17
Compartilhar:
Putin anuncia cessar-fogo de três dias entre Rússia e Ucrânia

© Sergei ILYIN / POOL / AFP via Getty Images

Trégua coincide com visita de enviados dos Estados Unidos a Moscou e Kiev para negociações sobre o fim da guerra

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou neste sábado (5) a suspensão dos ataques contra a Ucrânia por um período de três dias. O cessar-fogo terá início à meia-noite de sábado para domingo (6), segundo informações divulgadas por um porta-voz do governo russo.

A decisão ocorre durante uma movimentação diplomática dos Estados Unidos para tentar avançar nas negociações destinadas a encerrar a guerra na Ucrânia. A interrupção temporária das operações militares coincide com a chegada de representantes americanos a Moscou e com a posterior viagem da delegação a Kiev.

Segundo a imprensa russa, que citou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Putin ordenou que as forças russas suspendam os ataques a partir da meia-noite.

“O presidente russo e comandante supremo das Forças Armadas, Vladimir Putin, ordenou a suspensão dos ataques contra Kiev a partir da meia-noite de hoje e durante três dias. Isso se deve à preparação e à realização das reuniões dos americanos em Kiev”, afirmou Dmitry Peskov.

Enviados de Trump participam das negociações

Peskov também confirmou que Putin terá uma reunião com os representantes enviados pelo governo dos Estados Unidos, Steve Witkoff e Jared Kushner. Os dois chegaram neste sábado a Moscou para participar das tratativas destinadas a buscar uma solução para o conflito entre russos e ucranianos.

A delegação americana foi recebida pelo enviado presidencial russo Kirill Dmitriev, considerado um aliado próximo de Putin. A agenda inclui conversas em Moscou antes da viagem dos representantes americanos à capital ucraniana.

Depois do encontro com Putin, Witkoff e Kushner deverão seguir para Kiev. Na Ucrânia, a previsão é que os emissários deem continuidade às discussões diretamente com o presidente Volodymyr Zelensky.

A iniciativa ocorre após Zelensky declarar que as forças ucranianas não promoveriam ataques durante a passagem da delegação americana pela região. O presidente ucraniano também havia solicitado que Moscou adotasse a mesma postura durante a visita dos representantes dos Estados Unidos.

Trump diz que enviados levam proposta de paz

A missão diplomática foi defendida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na sexta-feira, ele afirmou que Witkoff e Kushner “levam uma proposta para acabar com a guerra”, ao mesmo tempo em que declarou que já conseguiu encerrar “oito guerras”.

Durante uma conversa com jornalistas no Salão Oval, Trump reconheceu que inicialmente esperava uma resolução mais rápida para o conflito na Ucrânia em comparação com outras guerras. O presidente americano, porém, afirmou que a relação entre os líderes russo e ucraniano representa um obstáculo importante para um acordo.

Segundo Trump, Putin e Zelensky “se odeiam profundamente”, circunstância que, na avaliação do presidente americano, dificulta o avanço das negociações destinadas a estabelecer a paz.

A missão de Witkoff e Kushner vinha sendo preparada havia várias semanas. Fontes americanas citadas pelo jornal The New York Times afirmaram que Washington trabalha para obter uma interrupção temporária das hostilidades enquanto os representantes dos Estados Unidos estiverem em Moscou e Kiev.

Futuro do Donbass permanece entre os impasses

Apesar da expectativa em torno da nova rodada de conversas, ainda não está definido qual será exatamente a proposta apresentada pelos emissários americanos. O The New York Times informou que permanece incerto se Witkoff e Kushner levarão aos russos e ucranianos um novo plano de paz ou se concentrarão na tentativa de solucionar pontos que continuam sem acordo na proposta anterior.

Entre as principais questões está o futuro do Donbass, região localizada no leste da Ucrânia e parcialmente controlada pelas forças russas. A definição sobre quem exercerá o controle do território é considerada um dos temas mais sensíveis nas negociações entre Moscou e Kiev.

A chegada da delegação americana à Rússia, seguida pela viagem prevista para a Ucrânia, ocorre, portanto, em um momento de intensa movimentação diplomática. O cessar-fogo anunciado por Putin coincide diretamente com essa agenda e cria uma janela temporária para que os representantes dos três países discutam possíveis caminhos para interromper o conflito.

Continue Lendo

Quem é Alejandro Betancourt, o polêmico bilionário por trás do acordo de petróleo entre EUA e Venezuela

Quem é Alejandro Betancourt, o polêmico bilionário por trás do acordo de petróleo entre EUA e Venezuela

Sobrevivência inacreditável: homem é resgatado vivo de túnel no Nepal após 10 dias no escuro

Sobrevivência inacreditável: homem é resgatado vivo de túnel no Nepal após 10 dias no escuro

El Niño pode atingir intensidade recorde em quatro décadas, alerta OMM

El Niño pode atingir intensidade recorde em quatro décadas, alerta OMM

Publicidade
Acess
Publicidade
Fabio Argenta
Publicidade
Visa Contábil
Publicidade
DayNews

O portal de notícias mais completo de Cuiabá e Mato Grosso. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • contato@daynews.com.br
  • Telefone(62) 3212-3434

© 2026 DayNews - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

TermosPrivacidade