Wilson Santos fará emenda em projeto a pedido do Sinduscon
O Sinduscon-MT propõe que a exigência de captação da água de chuva seja válida apenas para edificações com área de cobertura individual igual ou superior a 500 m2
O Projeto de Lei nº 193/2015, que trata da obrigatoriedade da instalação de sistemas de captação de energia solar e o reaproveitamento de água de chuva na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais em Mato Grosso, de autoria do líder de governo na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Santos, terá alterações sugeridas pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), antes de ser apreciado em segunda votação.
Julio Flávio Campos de Miranda, presidente do Sinduscon, entregou um documento ao parlamentar tucano, na manhã desta sexta-feira (16), com contribuições do segmento para o aperfeiçoamento do projeto que tramita na Casa de Leis. Os empresários Paulo Bresser, Enerino Cássio Caberlin e Frederico Xavier, diretores do Sinduscon/MT, fizeram parte da comitiva que esteve no gabinete do deputado.
O Sinduscon-MT propõe que a exigência de captação da água de chuva seja válida apenas para edificações com área de cobertura individual igual ou superior a 500 m2. A sugestão da indústria da construção de Mato Grosso é que que sejam aproveitadas somente águas das precipitações atmosféricas coletadas em coberturas, telhados, onde não haja circulação de pessoas, veículos e/ou animais. E que também a água oriunda desse reaproveitamento só possa ser utilizada na lavagem de vidros, calçadas e pisos; rega de jardins e hortas e lavagem de veículos.
No tocante à energia solar, devido a falta de viabilidade técnica e os elevados custos de implantação, o Sinduscon/MT defende que o armazenamento e a utilização seja uma opção e não obrigatoriedade nas edificações. O deputado Wilson Santos concordou que o alto custo pode onerar a implantação desse sistema. “Eu vi isso na prática, depois que o projeto já havia sido apresentado”, disse, acrescentando que pode emendar o projeto antes de entrar em segunda votação”, pontuou.
O parlamentar disse que as sugestões do Sinduscon são bem-vindas e que a proposta é construir um projeto que traga benefícios para toda a população. “Vamos acatar essas sugestões, vou atender o pedido de vocês, o projeto está aberto a essas contribuições e estamos aqui para isso”, respondeu o parlamentar que assegurou que vai transformá-las em emendas ao projeto.
Por FLÁVIO GARCIA/ Assessoria de Imprensa
Foto : Fablicio Rodrigues