• Home
  • Cidades
  • Wilson Santos discute relatório preliminar da escola ciclada em Tangará da Serra

Wilson Santos discute relatório preliminar da escola ciclada em Tangará da Serra

A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa vai transmitir, ao vivo, via TV Assembleia, a audiência pública de apresentação e discussão do relatório

Tangará da Serra sedia nesta sexta-feira (11), a segunda audiência pública para apresentar e discutir o relatório preliminar elaborado pelo deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na Assembleia Legislativa, sobre o Ciclo de Formação Humana praticado na rede de ensino fundamental do estado. Ano passado, o parlamentar tucano liderou a mais intensa discussão sobre a qualidade da educação em Mato Grosso. Foram oito audiências públicas, discutindo o ciclo de formação com professores, mestres e doutores em educação, para formatar o documento preliminar.

Este ano, o deputado Wilson Santos retomou o giro para discutir o relatório preliminar. A primeira cidade que recebeu a Assembleia Legislativa para debater o relatório foi Cáceres, no final de fevereiro. Em Tangará, a audiência pública ocorre a partir das 9 horas, na Associação Comercial e Empresarial do município.

Além de Cáceres e Tangará, o ciclo de audiências ocorrerá ainda em Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e Cuiabá. O deputado dividiu o Estado em oito polos para fazer a discussão que originará um documento final que será entregue ao governador Pedro Taques (PSDB), ainda no primeiro semestre deste ano.

O documento preliminar propõe a continuidade do ciclo de formação humana nas escolas, com ênfase na aprendizagem. Conforme o deputado, mais de 70% dos professores querem a continuidade do ciclo de formação, porém, não da forma como vem sendo conduzido no Estado. “Há um reconhecimento de que o ciclo é superior ao sistema seriado, é moderno e completo, mas não vai bem no estado”, resume o parlamentar.

São mais de 20 propostas, entre elas, que o ciclo tenha tratamento como política de Estado, e não de governo, que tenha um projeto político-pedagógico, avaliação institucional, centro de formação e atualização dos profissionais (formação continuada), material de apoio para alunos e professores, qualificação dos gestores escolares, reestruturação e manutenção físicas das escolas, inovações tecnológicas, o envolvimento das famílias e a ampliação dos recursos destinados à Educação, entre outras.

A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa vai transmitir, ao vivo, via TV Assembleia, a audiência pública de apresentação e discussão do relatório premiminar do ciclo de formação humana nas escolas estaduais do ensino fundamental.

Por Flávio Garcia – Assessoria

Fotos: Fablicio Rodrigues – ALMT