Vila Bela da Santíssima Trindade é capital de Mato Grosso por um dia
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se instalam na cidade e anunciam ações
Vila Bela da Santíssima Trindade é capital de Mato Grosso desde as 8 horas da manhã dessa sexta-feira hoje (18.3), e acaba de se tornar também sede do parlamento mato-grossense, em sessão solene conjunta da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com a Câmara Municipal, na sede do parlamento municipal. A partir de agora, por força de lei já aprovada, a cidade -que foi a primeira capital do estado- é sede do governo e do parlamento todos os anos, em 19 de março.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, disse que é uma honra para o parlamento e para todos os homens públicos reconhecer a história de luta do povo vilabelense. Ele se utilizou dos dizeres do poeta Manuel de Barros para falar do “encantamento” da cidade e ainda, das riquezas ecológicas, das tradições e da luta daquele povo.
O governador Pedro Taques lembrou da parceria da ALMT para aprovar a mensagem que torna a cidade capital de Mato Grosso, todos os anos, em 19 de março, através da Lei nº 10.377 publicada no Diário Oficial. A data remonta ao período em que Vila Bela se tornou capital, numa luta dos locais para manter o território brasileiro que era disputado por Portugal. O governador fez um resgate da história do município e destacou a luta pela manutenção do território brasileiro.
Por ocasião da sessão, o parlamento estadual homenageou diversas personalidades de destaque na luta pelo desenvolvimento do Vale do Guaporé. Receberam moções de aplauso as seguintes personalidades: Anderson Gláucio de Andrade; Elias da Conceição Silva; Alfredo Alves Nepomuceno; André Jacob Bringsken; Astrogildo Leite de Brito; Cirilo Francisco da Silva; Joel Pereira; Milton Otani Nepomuceno.
Ainda, Nazário Frasão de Almeida; Tito Profeta da Cruz; Verena Leite de Brito; Wagner Vicente da Silveira; Ana Cruz Coelho; Benedito da Costa Sales; Bruno Profeta da Cruz; Constâncio Leite de Moraes (In memorian); Dionir de Freitas Queiroz (in memoriam)Epitácio Lemes dos Santos (in memoriam); Iris Leite de Brito (in memoriam); Joaquim Alves Cândido ( in memoriam); Joaquim Marcelo Profetha da Cruz (in memoriam); Orestes Ferreira Coelho ( in memoriam); Paulo Bispo de Oliveira (in memoriam).
Liderança na comunidade, Nemésia Profeta avalia que ao transferir a capital com os poderes constituídos e entregar de moções “foi um reconhecimento pela luta do povo que começou bem antes da abolição da escravatura, se manteve por todos esses anos e se manterá, porque o povo é forte”.
O prefeito da cidade, Anderson Andrade, disse que “ é uma felicidade que o governo e a Assembleia Legislativa determinem um dia para que Vila Bela seja capital do Estado novamente. Isso reforça a luta da região e une todos em prol do crescimento da região”.
O presidente da Câmara Municipal, Elias da Conceição Silva comemorou a ação e disse que “Vila Bela está em festa com a presença das autoridades. Quero agradecer o governador Pedro Taques, o presidente da Assembleia Legislativa e todos os deputados que reconheceram a história dessa cidade”.
Também foram homenageados os vereadores atuais: Elias Conceição Silva (presidente da Câmara), Antônio Coelho Filho; Carlos Alberto de Oliveira, Edcley Lopes Coleho, Flávio Ferreira de Souza, Francisco Roobin Profeta Vieira, Izabel Eduardo da Silva, Márcio Ariovaldo Muritima Lima e Ueber Mora Couto.
Na mesma solenidade, a Câmara de Vila Bela da Santíssima Trindade fez a entrega de titulo de cidadão honorário vilabelense a três personalidades: o governador Pedro Taques, o senhor Andre Daniel Muller e a senhora Magdalena Müller. Concedeu também moções de aplauso ao presidente da ALMT, Guilherme Maluf; o vice-governador Carlos Henrique Fávaro; Ezequiel Ângelo Fonseca; Wancley Carvalho; Mauro Savi; Dr. Leonardo; Waldir Júlio Teis; Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto; Erasmo de Oliveira; José Luiz Franco Medeiros; Lair Mota e Silviane Ramos Lopes da Silva.
O deputado Dr. Leonardo, representante da região na Casa de Leis estadual, comemorou a iniciativa. “Estamos resgatando a história de Mato Grosso e devolvendo a essa região e ao povo de Vila Bela a alegria de ser a eterna capital de Mato Grosso”.
As comemorações foram iniciadas na manhã de hoje, quando o governador Pedro Taques, acompanhado do vice Carlos Favaro e secretários, fez a reabertura do Palácio dos Capitais Generais que agora permanecerá aberto. Ás 10 horas aconteceu a instalação oficial da sede do Poder Executivo em Vila Bela. A solenidade foi marcada pela assinatura de diversos termos de convênio entre as secretarias de governo de Mato Grosso e as prefeituras de cidades da região. Entre os serviços que serão entregues estão reforma e construção de escolas, construção de pontes de madeira, aquisição de material desportivo e incentivo a cultura. Wancley Carvalho complementou que considera “uma honra participar desse momento histórico e relembrar que, além da importância para Mato Grosso, Vila Bela foi e é importante para o Brasil porque não seria terra de brasileiros se a cidade não tivesse se tornado capitania de Portugal”. Também participaram da programação em Vila Bela, os deputados Mauro Savi, Wilson Santos, Max Russi e Oscar Bezerra.
Durante a tarde ocorreram reuniões entre o staff do governo e coordenadores das regiões integradas de segurança pública e visita oficial ao museu Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, que abriga uma exposição comemorativa aos 100 anos de Marcelo Profeta. A agenda segue agora a noite com uma programação cultural a partir das 20h, com apresentações da Orquestra de Chiquitos, Conguinho, Choradinho além dos Mascarados de Poconé.
Amanhã, sábado, a partir das 08h, será celebrada Missa Comemorativa ao aniversário da cidade, seguida de desfile cívico, na Praça Central. Às 10h30, o governador Pedro Taques terá reunião com representantes dos movimentos em defesa da igualdade racial. E, as 14h, o governador recebe os prefeitos do Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal, para discutir demandas culturais. À noite, encerrando as comemorações deste ano, haverá apresentação de Siriri e Cururu, Dança do Chorado e show nacional com a cantora Margareth Menezes.
Por MARIA NASCIMENTO TEZOLIN/ Secom – ALMT
Fotos: Fablício Rodrigues – Secom – ALMT