• Home
  • Mundo
  • Video Chocante : Atentado em Nice, na França. O que se sabe até agora

Video Chocante : Atentado em Nice, na França. O que se sabe até agora

https://youtu.be/1xTUdGr2AJI

Um caminhão atropelou diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Queda da Bastilha, em Nice, no sul da França, matando dezenas. O presidente François Hollande anunciou que irá estender por mais três meses o estado de emergência, além de reforçar suas operações na Síria e no Iraque.

O QUE SE SABE
– Onde aconteceu o ataque?
No Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, diz que o veículo percorreu 2 km entre a multidão.

– Qual é o número de vítimas?
O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, disse que 84 pessoas morreram e 18 pessoas estão em estado de “emergência absoluta”, considerado muito grave.

– Além do atentado em Nice, outros ataques ocorreram pela França?
Não. O ataque em Nice, sul do país, foi o único na noite desta quinta. Alguns posts em redes sociais falaram em supostos reféns em um restaurante e um hotel, além de um incêndio em Paris. Todos esses boatos foram desmentidos.

– O que o caminhão levava?
As agências de notícias, citando como fonte Christian Estrosi, disseram que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

– O que é festejado no dia 14 de julho?
O Dia da Queda da Bastilha é um feriado que comemora, todo dia 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.

– Quem é o motorista do caminhão?
O homem, identificado por fontes da polícia francesa como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, era da cidade tunisiana de Msaken, segundo a Reuters. Ele visitou o local pela última vez há quatro anos, disseram fontes da segurança da Tunísia nesta sexta-feira (15). Bouhlel era casado e tinha três filhos. As fontes não disseram quando ele residiu na Tunísia pela última vez.

A identidade de Bouhlel, que já tinha cometido pequenos crimes, foi encontrada na cabine do caminhão que ele utilizou para atropelar as pessoas que participavam da festa da queda da Bastilha.

O QUE NÃO SE SABE
– Quem são os mortos? Alguém é brasileiro?
Ainda não há a identificação de todas as vítimas fatais no ataque. Já se sabe que, entre os mortos que não são franceses, estão três alemães (um professor e duas alunas de ensino médio),  dois russos, dois americanos, uma mulher russa, uma armênia e uma suíça, além de um cidadão da Ucrânia. Uma mulher argelina e duas crianças do mesmo país africano estão entre as vítimas, de acordo com governo da Argélia, citado pela rede Al Arabiya. A diplomacia da Suíça também confirmou uma criança entre os mortos. Não há notícias até agora sobre brasileiros como vítimas fatais do atentado.

O presidente francês afirmou, em entrevista na manhã desta sexta (15), que cerca de 50 pessoas estão entre a vida e a morte.

– Há alguma relação com grupos terroristas?
O presidente François Hollande disse que o ataque tem um “caráter terrorista que não pode ser negado”. No entanto, nenhuma organização reinvindicou o ataque. Segundo a agência AP, o gabinete da Procuradoria de Paris abriu uma investigação para apurar se há ligação de grupos terroristas.

As informações são do G1 em São Paulo

Vídeo: Publicação YouTube