Vasco aproveita fragilidades do Botafogo e vence clássico por 4 a 2 no Nilton Santos
Com dois gols de Vegetti e ótima atuação de Payet, cruz-maltino foi superior ao longo de quase toda a partida
No melhor clássico carioca da temporada, o Vasco deixou claro que é a equipe que mais evoluiu taticamente até então. Compacto, o cruz-maltino fez jogo seguro e ainda contou com o brilho individual de Payet e Vegetti para vencer o Botafogo por 4 a 2. Inconstante, o alvinegro até apresentou bons momentos na partida, mas também demonstrou os mesmos erros que tem atrapalhado a sequência do time no estadual.
Com o resultado, o Vasco entrou na zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca e, de quebra, empurrou o Botafogo para fora dela. Esse não é o único motivo de preocupação para o alvinegro. Na quarta-feira, a equipe estreia na pré-Libertadores contra o Aurora, na Bolívia.
As equipes fizeram um primeiro tempo aberto e com boas chances para os dois lados. Relembrando os bons momentos que viveu em 2023, o Botafogo apostou na transição rápida para o ataque e pelas jogadas com os pontas. Hugo e Victor Sá pela esquerda fizeram boa parceria. Foi por ali que nasceu o primeiro gol da partida, logo aos 2 minutos de jogo. Após tabelinha com Tchê Tchê, Victor Sá saiu cara a cara com Léo Jardim e deslocou o goleiro para abrir o placar. No entanto, o gol foi anulado por impedimento com o auxílio do VAR.
Na sequência, o alvinegro continuou em cima. Com o trio de meio-campistas em tarde feliz, pelo menos ofensivamente, conseguiu marcar de novo em uma pintura. Eduardo carregou a bola pelo meio e acionou Tiquinho Soares no pivô. O centroavante tabelou e o camisa 33 chapou para marcar um golaço.
Mas se ofensivamente a trinca de meias do Botafogo ia bem, defensivamente eles deixavam muito espaço até a linha da zaga, o que dava muita liberdade para Payet armar. Depois de chegar com perigo em algumas oportunidades, o Vasco empatou justamente em lance envolvendo o camisa 10.
Na entrada da área, Payet recebeu e teve tempo para dominar e pensar o passe. Ao ver a infiltração de Galdames, deu lindo toque por cima para o chileno, que finalizou e contou com rebote chorado para marcar seu primeiro gol com a camisa cruz-maltina.
Na volta do intervalo, o Vasco, que terminou melhor o primeiro tempo, conseguiu a virada logo na primeira jogada. Aproveitando um problema que parece crônico do Botafogo, o cruz-maltino teve Piton e David, também livre na entrada da área, tabelando. O lateral-esquerdo saiu cara a cara com Gatito e finalizou bem para marcar o segundo.
Mesmo com a virada, o time de Ramón Diáz seguiu atacando e, principalmente pressionando a saída de bola do Botafogo. Com isso, chegou ao terceiro gol. Destaque negativo da temporada alvinegra, Gatito Fernández saiu mal com os pés e deu passe na fogueira para Hugo. O lateral dominou, mas não contava com Paulo Henrique na pressão. O lateral do Vasco roubou a bola e foi derrubado dentro da área na sequência. Pênalti aproveitado por Vegetti, que marcou seu primeiro gol na temporada.
Por O Globo