Várzea Grande: Secretaria de Defesa Social e PM firmam parceria para capacitação da Guarda Municipal
O Objetivo é uniformizar as ações da Guarda Municipal com as demais forças de segurança constituídas, além de cumprir os princípios legais das legislações que regem as instituições
A Prefeitura Municipal de Várzea Grande por meio da secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar de Mato Grosso firmaram parceria com a finalidade de capacitar o contingente da Guarda Municipal. O Objetivo é o de uniformizar as ações da Guarda Municipal com as demais forças de segurança constituídas, além de cumprir os princípios legais das legislações que regem as instituições.
Agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande serão capacitados no Programa de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A aula inaugural que marca o início da capacitação será realizada no dia 20 (segunda-feira), às 14 horas, no Auditório 2 do Centro Universitário (UNIVAG), bloco C.
Para o secretário de Defesa Social, Alexander Torres Maia o curso representa um marco histórico na operacionalização da Guarda Municipal que passa a contar com esta grande ação para os Recursos Humanos da corporação que certamente proporcionará a população uma polícia mais criteriosa e bem preparada em suas ações oferecendo uma segurança pública transparente e de excelência. “Digo Marco Histórico porque desde 2000 não houve nenhuma formação dos profissionais da área, assim como também não houve a capacitação dos agentes da Guarda, que passaram integrar o quadro de servidores da instituição no ano de 2014. A capacitação vai proporcionar aos nossos policiais, valorização na carreira, investimento na pessoa do profissional da Guarda, bem como, colocação no padrão de Segurança Internacional”.
Segundo ainda o secretário, o curso vai fornecer conhecimentos teóricos e práticos de técnicas e procedimentos operacionais no cotidiano das atividades dos guardas municipais. Ética, direitos humanos, cidadania, técnicas e procedimentos operacionais serão alguns dos temas abordados na capacitação, cuja duração é de 120 horas/aula. “A Parceria com a Polícia Militar reforça as ações em que a Guarda Municipal já vem desenvolvendo várias ações em conjunto, daí a necessidade de alinhar as funções exercidas pelos agentes de segurança municipal com os da Polícia Militar”, concluiu.
O manual do POP utilizado no curso de capacitação é composto por módulos: Níveis do uso da Força Policial, Abordagens Policiais, Ocorrências Policiais, Legislações e manuseio de armas.
As Informações são da SECOM – Várzea Grande