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Várzea Grande: Projeto de combate às drogas da Fiocruz é colocado em prática em Várzea Grande

A partir desta terça-feira, 11 de abril o bairro São Mateus, em Várzea Grande, será realizado o projeto piloto do ‘programa Redes’ da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. O qual irá atuar através das unidades de Assistência Social, Saúde e Educação, existentes no bairro. A informação é da secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, Kathe Martins.

“O bairro São Mateus foi escolhido por estar localizado à margem de uma rodovia por isso sofre com os fatores externos da vulnerabilidade social, e é importante a presença do Poder Público com projetos e programas de enfrentamento às drogas, a  exploração sexual de jovens e crianças e combate a violência. Outro aspecto que foi levado em consideração foi o crescimento do bairro nos últimos anos e, com o crescimento populacional fez –se o levantamento dos Equipamentos Comunitários de uso público de Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Lazer e Esporte. Em contrapartida, identificamos que o município possui uma boa estrutura para base de trabalho na localidade. Estão  instaladas no bairro unidades públicas como o Centro de Referência de Assistência Social, o Cras;  Unidade de Saúde, escolas públicas  municipal  e estadual , ou seja, uma rede socioassistencial que permite a junção das ações da comunidade com o Poder Público”, explica a secretária Kathe.

O objetivo é executar um trabalho de prevenção integrado entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação na prevenção do uso de drogas tanto na abordagem para jovens quanto para  famílias e outras políticas socioassitenciais que visam melhorar e interferir na melhoria da qualidade da comunidade. “Várias pesquisas indicam que as pessoas que hoje vivem nas ruas ou alcoolizadas, ou drogadas ou mesmo as que cometem delitos, é por que tiveram problemas na juventude ou dentro de casa. Então esse é o nosso público. Precisamos trabalhar com esses jovens e evitar que eles se envolvam com drogas bem como suas famílias; vamos atuar de forma preventiva e evitar problemas futuros, porém tudo com a supervisão e orientação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”, esclarece a secretária.

Várzea Grande é um dos 30 municípios brasileiros que executam o “projeto Redes” e o único na região Centro-Oeste do Brasil que coloca em prática os cursos de capacitação oferecidos pela Fiocruz aos professores e agentes de saúde, segundo Márcia Tortugui, interlocutora da região Centro Oeste do projeto Redes na Fiocruz/Fenad/MJC. “Estamos muito felizes com os resultados do município de Várzea Grande que é o único atualmente que coloca em prática o aprendizado da capacitação e isso significa dizer que será o primeiro a obter resultados no enfrentamento preventivo contra as drogas. Estamos todos aptos para ação, mas sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente”, disse Tortugui.

O trabalho desenvolvido pelo comitê gestor anti-drogas de Várzea Grande também tem chamado a atenção de municípios vizinhos como Pedra Preta e Rondonópolis. “Alguns municípios de Mato Grosso que não integram o projeto, e que necessitam de ação e intervenção integrada,  têm nos procurado no Ministério da Justiça para participar. Solidariamente Várzea Grande abriu espaço para  agentes públicos dessas cidades para participarem das capacitações presenciais e via internet e posteriormente aplicarem ações nos seus municípios de origem. Ao todo foram 120 inscrições para a última turma que termina em setembro e temos certeza que mudará a cultura desses professores. Foi muito nobre da prefeitura permitir a participação desses municípios”, completou Nara Vieira, coordenadora da plataforma Redes Intersetoriais do projeto Redes Fiocruz/Senad.

Os representantes oficiais do “Programa Redes” do Ministério da Justiça estiveram em Várzea Grande nos dias 07, 08 e 09 de abril, participando da aula inaugural do curso de ensino à distância e conhecendo o bairro São Mateus com o objetivo de aproximar especialistas de saúde, segurança, assistência social e educadores para a implantação e desenvolvimento do projeto.

Por Rafaela Maximiniano | Secom/VG