Várzea Grande inicia vacinação contra gripe H1N1
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande deu início nesta segunda-feira (17) a vacinação contra Influenza H1N1. A Ação faz parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que é realizada em todo o Brasil entre 17 de abril e 26 de maio com o “Dia D” de mobilização marcado para 13 de maio. Em Várzea Grande, a previsão é vacinar 56.974 pessoas que integram o público alvo da Campanha.
Os grupos prioritários são compostos por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas), população indígena, pessoas privadas de liberdade (reeducandos e adolescentes internados em medidas socioeducativas), funcionários do sistema penitenciário, além de profissionais da saúde e professores das Redes pública e privada. Nesta segunda-feira (17), o público alvo a ser vacinado na abertura da Campanha são profissionais de saúde do município da rede pública e privada.
Pelo calendário de vacinação, a primeira semana da campanha é destinada exclusivamente para imunizar os profissionais da saúde, em Várzea Grande totalizam cerca de 5 mil trabalhadores. Para os demais grupos a vacina estará disponível a partir da próxima segunda-feira (24 de abril) em 17 locais de vacinação. Os indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários poderão procurar qualquer um dos postos de saúde, centros de saúde, Programa de Saúde da Família (PSFs) e Policlínicas de Várzea Grande.
Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Silva Melo, a meta este ano é vacinar pelo menos 90% dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Ele explica que neste primeiro momento, para iniciar a campanha, o Município de Várzea Grande recebeu 7.700 doses da vacina. À medida que o estoque for sendo utilizado nos pacientes prioritários novas doses serão encaminhadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Recebemos até o momento 10% das doses para vacinação dos profissionais de saúde sendo que a partir do dia 24 de abril abriremos o calendário para a população em geral (grupos prioritários). Todos os postos de saúde de Várzea Grande irão vacinar, exceto a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA do Ipase), Pronto-Socorro Municipal e Centro de Especialidades Médicas (Postão). O “Dia D” será de 13 de maio (sábado) em período integral”, enfatiza Juliano Melo.
Os profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde já receberam orientações técnicas acerca da Campanha Nacional, da sua organização. “Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da Rede pública e privada como público alvo. A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B”, acrescenta a gerente de Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Vitesinha Rosa Santos Almeida.
A gerente lembra ainda que para atender aos professores, foi firmada uma parceria entre o município, Secretaria de Educação e a Assessoria Pedagógica do Estado na divulgação da Campanha.
Influenza – Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar. Outra forma de transmissão do vírus é através das mãos, que após tocarem em superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A doença é causada pelos vírus influenza A, B e C e pode levar ao agravamento e óbito de pessoas que apresentem fatores ou condições de risco.
Locais de vacinação em Várzea Grande:
01- Centro de Saúde Água Limpa
Rua: Eduardo Gomes nº. 367 – Água Limpa
02 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei
Av. Principal S/n° Cohab Cristo Rei
03 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia
Rua:17, S/n° Cohab Nossa Sra. da Guia
04 – Centro de Saúde Jardim Imperial
Av.Z, S/nº, Jardim Imperial
05 – Policlínica Miguel Baracat
Av. Principal da Praia Grande, S/nº, 24 de Dezembro
06 – Policlínica Dr. Moacyr de Lannes
Rua: Harmonia, S/nº, Jardim Glória II
07 – Policlínica Dr. Lucilo Macedo de Freitas
Rua: Julião de Brito, S/nº, Parque do Lago
08 – Policlínica Dra. Arminda Guimarães Sato
Rua: Gov. José Malet, S/nº, Parque do Lago
09 – PSF. Manga- Binoca Maria da Costa.
Av. Ary Paes Barreto, S/nº, Manga
10 – PSF. Água Vermelha – Celestino Gomes Coelho
Rua: Luís Camões, S/nº, Água Vermelha
11- PSF. São Mateus – Gonçalo Pinto de Godoy
Rua: 15, Qd 15, Lote 15, São Mateus
12 – PSF. Unipark- Manoel Bernardo de Barros
Av. 31 de Março, S/nº, Unipark
13 – PSF. Vila Artur- Maria Galdina da Silva
Av. 07 de Setembro, S/nº, Vila Artur
14 – PSF Souza Lima
Av. Principal – Souza lima
15 – PSF-Capão Grande
Av. Principal, S/nº, Capão Grande
16 – PSF – Jardim União
Rua: G, Qd.39, Hélio Ponce de Arruda
17 – PSF- Manaíra
Av. Principal/esquina com R. 12, S/nº.
Por Welington Sabino – Secom|Várzea Grande