União Brasil Mulher realiza 3ª edição do Workshop Defesa Lilás em Cuiabá com foco no protagonismo feminino
Evento reúne lideranças políticas para formação, troca de experiências e fortalecimento da participação das mulheres na política
Neste sábado (17), o União Brasil Mulher realiza, em Cuiabá, a terceira edição do Workshop Defesa Lilás, com foco na formação e capacitação de mulheres que conquistaram mandatos eletivos nas eleições municipais de 2024. O evento acontece das 8h às 13h no Hotel Deville Prime e contará com a presença de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e outras lideranças femininas.
O objetivo principal é fortalecer a atuação das mulheres na política por meio de debates, rodas de conversa e cursos voltados ao exercício do mandato e à formulação de políticas públicas. O encontro também se propõe a oferecer um espaço de escuta e troca de experiências, ampliando o engajamento das participantes em pautas sociais relevantes.
Virginia Mendes destaca a importância do evento
Presidente de honra do União Brasil Mulher, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou a importância da iniciativa. “O Workshop Defesa Lilás é um momento importantíssimo para mulheres com mandatos eletivos, e para todas as outras do partido que participaram do pleito eleitoral com coragem e determinação”, afirmou.
Virginia ainda acrescentou que o evento “vai proporcionar capacitações e debates que poderão, na prática, contribuir para que cada uma destas mulheres possa contribuir de forma mais plural para o desenvolvimento de suas cidades, lapidando a liderança que já exercem em seus municípios”.
A deputada federal Gisela Simona (União-MT), líder da bancada feminina do partido na Câmara dos Deputados e presidente executiva da sigla em Cuiabá, também ressaltou o papel estratégico da formação política feminina. “Este workshop é de fundamental importância para todas aquelas mulheres que buscaram a ambiência política como luta, mesmo sabendo que iriam enfrentar desafios gigantescos”, disse.
Segundo a parlamentar, além da capacitação, a edição deste ano tem como meta celebrar o avanço da presença feminina na política como um marco social. “Cada cadeira ocupada por uma mulher em câmaras municipais ou prefeituras representa uma voz que amplia a diversidade de perspectivas e torna a política mais inclusiva”, pontuou.
Gisela lembrou ainda que a participação feminina fortalece o debate de temas historicamente negligenciados, como saúde materna e infantil, combate à violência de gênero, desigualdade salarial e políticas de educação e assistência social.
Iniciativa nacional
O Defesa Lilás é uma iniciativa nacional do União Brasil Mulher voltada à promoção da representatividade feminina nos espaços de poder. O programa visa estimular o debate político, formar lideranças e incentivar a formulação de políticas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Por meio de oficinas, formações presenciais e ensino a distância, a estratégia já alcançou centenas de mulheres em diversas regiões do país. Os conteúdos abordam desde temas institucionais, como orçamento público e controle social, até estratégias de comunicação e engajamento político.
Programação
-
8h – Credenciamento / Welcome Coffee
-
8h30 – Abertura
-
9h – Apresentação EAD IDP
-
9h30 – Curso 1A: O papel das prefeitas e vice-prefeitas
-
10h – Curso 1B: O papel das vereadoras
-
10h30 – Curso 2: Política brasileira – Como ela funciona?
-
11h – Curso 3: Orçamento, transparência e órgãos de controle
-
11h30 – Curso 4: Políticas públicas e comunicação
-
12h – Inscrição na plataforma
-
12h30 – Encerramento
-
13h – Almoço
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site oficial: www.defesalilas.org.br.
( Com Marisa Batalha )