Tremor de terra de 4.8 graus é percebido na capital portuguesa
Epicentro foi registrado a 14 km a Oeste-Sudoeste do Seixal; tremor ocorreu às 10h24m ( Horario de Brasilia)
Um sismo de magnitude 4.8 na escala de Richter foi sentido às 13h24 desta segunda-feira (17) – 10h24 em Brasilia, em diversas regiões de Portugal Continental. O abalo sísmico teve epicentro localizado a 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Seixal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Inicialmente, o evento foi reportado com magnitude 4.2, mas passou por sucessivas atualizações para 4.7, 4.8, 5.0 e, posteriormente, voltou a ser classificado em 4.8, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC). O sismo ocorreu a uma profundidade de aproximadamente sete quilómetros.
“De acordo com a informação disp
Sem registo de danos
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informou que, até 10h50, não havia registo de danos pessoais ou materiais decorrentes do tremor. Em nota oficial, o IPMA indicou que “o sismo foi sentido” e que um novo comunicado com dados atualizados será emitido em breve. Caso necessário, novas informações serão divulgadas pelas autoridades.
O instituto também esclareceu que a determinação do epicentro e da magnitude de um sismo é um processo complexo, sujeito a ajustes conforme a integração de novos dados e modelos de propagação de ondas sísmicas. “Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente distintos. As estimativas preliminares são frequentemente corrigidas à medida que mais informações são analisadas”, informou o IPMA, recomendando que a população acompanhe sempre as orientações dos serviços de proteção civil.
Site do IPMA enfrenta instabilidade
Devido ao elevado volume de acessos, o site do IPMA passou a operar com uma versão simplificada da sua homepage. A instituição informou que a página original será restabelecida assim que possível.
Histórico de atividade sísmica
Portugal regista periodicamente eventos sísmicos devido à sua localização em uma área de atividade tectónica moderada. Em 26 de agosto de 2024, um sismo de magnitude 5.3 foi sentido no país, com epicentro localizado a 60 quilómetros a Oeste de Sines.
O IPMA segue monitorizando a situação e orienta que, em caso de novos tremores, a população adote medidas de segurança recomendadas.
( Com David Pereira / Diário de Noticias )