Tolerância zero: 900 prisões e mais de 250 ordens judiciais cumpridas em duas semanas de operação
As ações implementadas pelo Governo do Estado têm o objetivo de combater a criminalidade e enfraquecer o poder das organizações criminosas
Durante as duas semanas da Operação Tolerância Zero, intensificada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, mais de 900 pessoas foram conduzidas às delegacias pela Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil cumpriu mais de 250 ordens judiciais. Lançada no dia 25 de novembro pelo governador Mauro Mendes, a operação visa combater o crime organizado e reduzir os índices de criminalidade no estado.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, ressaltou que as ações de segurança têm sido intensificadas com o objetivo de enfrentar as organizações criminosas e diminuir os crimes violentos, como homicídios e latrocínios. Ele afirmou que as operações são uma resposta firme ao crime organizado, que não ficará impune. “Estamos apertando o cerco e daremos uma resposta à altura”, declarou.
Roveri também destacou o elevado índice de resolução de homicídios em Mato Grosso, que superou a média nacional. Em 2023, o estado registrou uma taxa de 94,7% de casos resolvidos, e em 2024, até outubro, esse número chegou a 90,3%.
Ostensividade em todo o estado
Durante as duas semanas de operação, a Polícia Militar levou 900 pessoas às delegacias, sendo 422 em flagrante. As ações ocorreram simultaneamente em todos os 15 Comandos Regionais, com o objetivo de combater facções criminosas e garantir a ordem pública.
Na primeira semana da operação, de 25 de novembro a 1º de dezembro, foram realizadas 424 conduções à delegacia, 212 em flagrante. A PM também apreendeu 490 quilos de entorpecentes e registrou 483 boletins de ocorrência, além de 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Já na segunda semana, de 2 a 8 de dezembro, foram 477 pessoas encaminhadas às delegacias, com 210 em flagrante, e 75 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso de drogas.
Investigações e cumprimento de mandados
A Polícia Civil realizou 16 operações entre 25 de novembro e 10 de dezembro, resultando no cumprimento de 258 ordens judiciais, que incluíram mandados de prisão e de busca e apreensão. Além disso, foram realizados bloqueios e sequestros de bens avaliados em dezenas de milhões de reais.
Uma das principais operações foi a segunda fase da “Follow the Money”, realizada no dia 10 de dezembro, que resultou no sequestro de bens móveis e imóveis no valor de cerca de R$ 10 milhões. A operação teve como alvo investigados por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas em Sinop. Foram sequestrados 11 imóveis, veículos e contas sociais de uma empresa, além de três prisões preventivas e várias buscas domiciliares.
Outra operação relevante foi a “Fair Play”, que cumpriu 19 mandados judiciais contra um grupo criminoso envolvido na lavagem de dinheiro do tráfico, com a aquisição de imóveis no litoral sul do Brasil. A operação é um desdobramento da “Apito Final”, que investigou o tesoureiro de uma facção criminosa em Cuiabá. A Justiça determinou a suspensão das atividades de um time de futebol amador e de uma empresa de fachada usadas para lavar o dinheiro do tráfico.
Além dessas, outras operações foram realizadas pela Polícia Civil em diversas cidades de Mato Grosso e em outros estados, como Pará e Santa Catarina. Entre as operações destacam-se: “Intolerance Ii”, “Fair Play”, “Follow the Money”, “Smurffing”, “Gambino”, “Preços Fatal”, entre outras.
Apreensões de drogas
A Polícia Civil também realizou grandes apreensões de entorpecentes durante a operação. No dia 9 de dezembro, 1.350 tabletes de drogas foram interceptados em Alto Taquari, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar. Outros dois veículos que faziam a escolta da carga de drogas foram apreendidos, e um dos motoristas foi preso em flagrante.
Em 2 de dezembro, a Polícia Civil apreendeu cerca de 1,1 tonelada de maconha em Várzea Grande, além de R$ 35 mil em dinheiro, uma camionete, um drone, celulares, balanças de precisão e outros materiais relacionados ao tráfico. O casal envolvido na atividade criminosa foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.