Tocha Olímpica chega amanhã às 10h em Várzea Grande
Um grande corredor humano será formado pela população e estudantes de Várzea Grande
Várzea Grande será a porta de entrada da Tocha Olímpica no estado de Mato Grosso. Amanhã (23), o símbolo dos jogos chega às 10h no aeroporto internacional Marechal Rondon, às 10h30, o comboio organizado pelo Comitê Olímpico, governo do Estado e prefeitura de Várzea Grande, dão início à passagem da Tocha pelas principais ruas do Município. Às 14h, tem início o revezamento pelas ruas de Cuiabá, saindo do Comando Geral da Polícia Militar. Entre as 300 cidades que participam do revezamento, Cuiabá está entre as 83 que terão uma cerimônia de encerramento, evento que será realizado às 19h30 quando a Tocha Olímpica chega à Arena Pantanal para uma celebração de despedida.
No dia seguinte, 24, ainda pelo Estado, a Chama Olímpica chega às 5h45 na Transpantaneira, às 9h, sai para o Distrito de Bom Jardim, em Nobres. Às 10h30, a Tocha chega a Bom Jardim, às 13h40 segue para Chapada dos Guimarães onde chega às 14h15, e depois de passar por locais como a cachoeira Véu de Noiva, será levada de helicóptero à Casa de Pedra e às 17h50 retorna para Cuiabá e segue para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Amanhã (23), em Várzea Grande serão sete pontos de concentração entre as Avenidas Filinto Müller e Couto Magalhães, momentos que envolverão estudantes da rede municipal, atletas e artistas locais, bem como a população que fará parte de um imenso corredor humano. Conforme a organização do revezamento no Município, que está sendo feita pela secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer há um ano, os sete pontos foram classificados como “Corredor Cultural”, distribuídos ao longo dos 2 quilômetros que a tocha percorre na cidade a partir da saída do aeroporto. A cada 200 metros, um atleta de Várzea Grande fará o revezamento da Chama Olímpica.
O 1º Corredor Cultural será na Avenida Filinto Müller, em frente à entrada lateral do Várzea Grande Shopping, que terá a participação dos estudantes das seguintes escolas municipais: EMEB´s ‘João Ponce de Arruda’ (39 alunos), ‘Maria Barbosa Martins’ e ‘Manoel João de Arruda’.
O 2º Corredor Cultural será em frente ao Batalhão da Polícia Militar e terá apresentação da Fanfarra da Escola Estadual ‘Ernani Baracat’ e das escolas municipais ‘Lenine Póvoas’ e ‘Abdala José de Almeida’.
Entre o 2º e 3º Corredores, haverá um intervalo, ainda na Avenida Filinto Müller, na calçada do Viveiros Centro-Oeste, onde a Fanfarra da escola estadual Vasti Pereira se apresentará.
No 3º Corredor Cultural, em frente ao restaurante Vijomar, a Fanfarra Bampis da escola municipal ‘Irenice de Godoi’ e os alunos das escolas municipais estarão saudando a passagem da Tocha Olímpica, EMEB’s ‘Júlio Correa’ e ‘Faustino Antônio da Silva’.
No 4º Corredor Cultural, o revezamento chega à Avenida Couto Magalhães, na praça Aquidaban, onde será recepcionado pelos alunos e pela Fanfarra da escola municipal ‘Dirce Leite de Campos’ e pelo grupo Desbravadores Bandeirantes.
O 5º Corredor Cultural será no pátio da igreja Nossa Senhora do Carmo, que reunirá estudantes e a Fanfarra da escola estadual ‘Irene Gomes’, estudantes da escola estadual ‘Pedro Gardés’, da escola ‘Primeiros Passos’ e da rede municipal, ‘Paulo Freire’.
Ainda na Couto Magalhães, o 6º Corredor Cultural, terá concentração em frente à loja Giovanna, onde se apresentarão a Fanfarra da escola estadual ‘José Mendes Martins’ e os estudantes da escola municipal, ‘Júlio Domingo de Campos’.
No 7º e último Corredor Cultural, onde será realizado o encerramento do revezamento da Tocha Olímpica em Várzea Grande, em frente ao Bando Bradesco, estarão presentes a secretaria de Assistência Social, a Orquestra do Instituto Jaiminho e os alunos das escolas ‘Fernando Leite de Campos’, Airton Sena, José de Anchieta e Nadir de Oliveira.
Os atletas-condutores locais são referências no esporte de Várzea Grande, conquistaram ouro nas modalidades esportivas em que participaram em campeonatos estadual, nacional ou internacional, conforme prevê regulamento do Comitê Olímpico Rio 2016. Em Várzea Grande fazem parte do revezamento: Nasser Untar Pereira Pinto (futebol), João Cesar Neto (futebol), Andreza Silva Benevides Nogueira (futsal), Daniel Portela Fontes (jiu-jitsu), Emilly Renata de Oliveira Leite (karatê shotokan), Igor Gonçalves Queiroz (arremesso de disco), Luciano Marcelo de Campos (volei) e Fischer Silva Untar de Oliveira (hapkido).
Assim que os 2 quilômetros forem percorridos, a Tocha será entregue do Banco Bradesco ao Comitê Olímpico, que a conduzirá até Cuiabá.
Programação da Cerimônia de Celebração – Resumo em Várzea Grande
Evento: Revezamento da Tocha Olímpica em Várzea Grande
Data: 23 de junho/2016 (quinta-feira)
Horário: 10h às 11h46
10h – Abertura da Celebração no Palco
Leitura “Pergaminho”, anunciando a abertura do evento por meio do histórico da chama Olímpica.
Banda do Corpo de Bombeiros Militar: (20min)
Hino Nacional
Hino de Mato Grosso
Continuação da apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar
10h20 – Banda Ministério Livre Escolha (20min)
10h40 – Apresentação Grupo de Siriri “Nhana Santa” (10 min)
10h50 às 11h10: Orquestra de Violinos – Regente Prof. Odenil Seba (20 min)
11h10 às 11h20– Cantora: Renata Prado
11h20 às 11h30 – Cantor: Jero Neto
11h40 – Cantor: Kleber Campos – Hino de Várzea Grande – (6 min)
11h46 – Banda do Corpo de Bombeiros Militar – Música: “Carruagem de Fogo” – Início do Revezamento da Tocha
11h46min – Celebração: acendimento da Tocha Olímpica – início do revezamento
LEIA TAMBÉM:
Chegada da Tocha Olímpica altera trânsito em Várzea Grande
A prefeitura de Várzea Grande realiza mudanças no trânsito amanhã (23) para a passagem da Tocha Olímpica no município. Segundo a Secretaria de Defesa Social o acesso à cidade será modificado e também será proibido estacionar em algumas ruas do trajeto, já outras vias sofrerão alterações.
A primeira mudança acontece na Avenida João Ponce de Arruda que será interditada a partir das 7 horas da manhã, as vias Filinto Müller e Couto Magalhães serão bloqueadas e liberadas à medida que a Tocha passar. O trânsito da João Ponce de Arruda será diferenciado no horário em que a Tocha permanecer neste acesso ao local, com acesso permitidos apenas para passageiros que tiverem em mãos o comprovante de viagem.
A Avenida Filinto será interditada a partir das 7h da manhã na rotatória do Várzea Grande Shopping até o entroncamento com a Avenida Castelo Branco (pizzaria Vijomar). Já a Avenida Couto Magalhães terá sua interdição a partir da Praça Aquidaban até o entroncamento com a rua Benedito Monteiro (2º Banco Bradesco – ponto final do percurso da Tocha).
Os condutores que vierem no sentido de Cuiabá para Várzea Grande a orientação é que venha pela Rodovia Mário Andreazza em seguida Estrada da Guarita. Já as saídas para Cuiabá às vias de acesso são pela Arthur Bernardes, onde os condutores passarão por um desvio nas dependências do Aeroporto. E também pela Rodovia Mário Andreazza.
O secretário de Defesa Social, Alexander Torres Maia disse que as mudanças no tráfego cumprem as exigências do Comitê Olímpico Internacional na garantia do fluxo e contrafluxo do comboio e da liberação do percurso, definido por onde a Tocha irá passar. “Pedimos a atenção e compreensão da população nos locais bloqueados e interditados. Nestes pontos haverá sinalização e a presença dos agentes públicos responsáveis pelo trânsito, bem como a presença das polícias Federal, Militar e Municipal. A previsão de liberação total desses trechos é a partir das 15h. Será aberta exceção para casos de emergência em que veículos da ambulância e polícia militar precisem chegar até um local que faz parte do trajeto da Tocha Olímpica”, explicou o secretário.
ROTA – A Tocha Olímpica chega a Várzea Grande nesta quinta-feira, 23 de junho, às 10h e permanece em território varzeagrandense, neste período haverá apresentações culturais nos pontos de revezamento. A Tocha percorrerá 2 quilômetros na cidade a partir da saída do aeroporto. A cada 200 metros, um atleta-condutor faz revezamento da Tocha. A Tocha percorrerá trecho da Avenida Filinto Müller (até a pizzaria Vijomar) e segue para a Avenida Couto Magalhães, sendo o ponto final da permanência do símbolo olímpico em Várzea Grande, no segundo banco Bradesco.
As Informações são da SECOM – Várzea Grande