Terremoto mais potente em 20 anos atinge o sul da Califórnia
Tremor de magnitude 7,1 causou danos em imóveis e deixou um ferido leve.Terremoto de 7.1 de magnitude é sentido na Califórnia e em Nevada, nos EUA
Um forte terremoto atingiu, nesta sexta-feira (5), o sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) informou que o tremor atingiu magnitude 7,1, o mais forte em 20 anos na região.
O sismo ocorreu às 20h33 (hora local, 0h33 de sábado, 6, no Brasil) e o epicentro foi localizado a 17 km de Ridgecrest, localidade de 30 mil habitantes, a 250 km de Los Angeles, que também sentiu o tremor.
O Corpo de Bombeiros do condado de San Bernardino informou através do Twitter que o terremoto provocou deslizamentos de terra, rachaduras em fundações e destruiu muros.
Incêndios foram registrados na região, sobretudo devido a escapamentos de gás após o tremor. Canalizações de água e esgoto também foram rompidas.
Ao menos uma pessoa ficou ferida levemente, segundo os bombeiros.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência para o condado de San Bernardino. Um estado de emergência já havia sido declarado em Ridgecrest após o primeiro sismo de quinta-feira (4).
Uma casa em chamas após terremoto em Ridgecrest, Califórnia — Foto: Jessica Weston / Daily Independent / via Reuers
Em Ridgecrest, há uma base militar da Marinha americana, a Naval Air Weapons Station China Lake, onde em um amplo espaço deserto são testados bombas e mísseis. O abalo provocou danos no complexo, incêndios e vazamento de água.
Cerca de 3.000 moradores em Ridgecrest e nas áreas vizinhas estão sem energia, gás e sem comunicações.
O major-general David Baldwin, ajudante geral da Guarda Nacional da Califórnia, disse que uma força-tarefa conjunta, que incluirá 200 forças de segurança e aeronaves militares, será enviada para ajudar.
Rachaduras em estrada ao norte de Ridgecrest — Foto: Frederic J. Brown / AFP Photo
O terremoto foi sentido em lugares distantes como Phoenix, Las Vegas e Reno.
Mais de 100 tremores sacudiram o sul da Califórnia nos últimos dez dias. O tremor desta sexta é o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, e supera o abalo de magnitude 6,4 que atingiu a região na quinta, sem deixar vítimas.
Os dois abalos fazem ressurgir o fantasma do “O Grande” (The Big One), um mega-terremoto potencialmente devastador que teme-se que golpeie em algum momento o oeste americano.
A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, com quase 40 milhões de habitantes, e fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde terremotos e erupções vulcânicas são mais frequentes devido aos encontros das placas tectônicas.
Parada de trailers em chamas em Ridgecrest — Foto: World Central Kitchen / via Reuters
Por G1