• Home
  • Mundo
  • Soldado dispara em suspeito no Museu do Louvre; governo francês vê caráter terrorista

Soldado dispara em suspeito no Museu do Louvre; governo francês vê caráter terrorista

Um soldado francês disparou contra um homem armado com um facão no Carrousel do Louvre, que é o centro comercial subterrâneo do museu, em Paris, na manhã desta sexta-feira (3). O homem chegou a agredir um militar, o que o governo francês chamou de um “visível” ataque de caráter terrorista.

Um grupo de quatro militares da Operação Sentinelle fazia a vigilância do museu quando um homem foi na direção deles gritando “Allahu Akbar” (“Alá é grande”, em árabe), segundo a polícia francesa. Um dos militares ficou ferido no couro cabeludo e outro reagiu. Foram dados cinco disparos contra o homem armado.

O suspeito foi atingido na barriga e ficou gravemente ferido, mas permaneceu consciente, de acordo com o jornal francês “Le Monde”. Sua identidade ainda não é conhecida. O jornal “Le Monde” diz ainda que ele levava dois facões, mas não tinha explosivos. Um segundo suspeito foi detido, mas a polícia ainda não sabe se ele tem alguma relação com o ataque.

O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, disse que a agressão no Museu do Louvre é um “visível” ataque de caráter terrorista. Para o Ministério do Interior, o incidente é considerado grave.

 Turistas deixam Museu do Louvre após soldado atirar contra homem que levava um facão na manhã desta sexta  (Foto: Reuters)

Turistas deixam Museu do Louvre após soldado atirar contra homem que levava um facão na manhã desta sexta (Foto: Reuters)

Segundo a polícia, o incidente ocorreu por volta das 10h (hora local, 7h em Brasília) quando o suspeito, que carregava duas mochilas nas costas, desceu na praça do Carrousel e seguiu em direção ao Museu do Louvre.

 Polícia isolou a área próxima do Museu do Louvre  (Foto: Thibault Camus/AP)

Polícia isolou a área próxima do Museu do Louvre (Foto: Thibault Camus/AP)

O chefe da polícia de Paris afirmou que observações levam a acreditar que o homem queria realizar um ato terrorista. “Estamos lidando com um ataque de um indivíduo que era claramente agressivo e representava uma ameaça direta, e cujos comentários nos levam a pensar que ele gostaria de ter realizado um ataque terrorista”, disse o chefe da força policial da capital francesa, Michel Cadot.

O Museu do Louvre foi esvaziado e a polícia restringiu o acesso ao estabelecimento, no centro da capital francesa. Por medida de segurança, a estação Palais Royal Musée du Louvre, da Linha 1, foi fechada.

 BFMTV divulgou a imagem da prisão do suspeito de participar do ataque no Carrousel du Louvre (Foto: Reprodução Twitter/ BFMTV)

BFMTV divulgou a imagem da prisão do suspeito de participar do ataque no Carrousel du Louvre (Foto: Reprodução Twitter/ BFMTV)

O público que estava no museu no momento do ataque, cerca de mil pessoas, foi mantido afastado e confinado em uma parte segura do prédio, segundo o jornal francês “Libération”. A retirada dos visitantes já foi concluída. A área ao redor do museu, que atrai diariamente milhares de visitantes, foi isolada pela polícia, informou um jornalista da AFP.

 Museu foi esvaziado e a polícia restringiu o acesso à região no centro da capital francesa (Foto: Thibault Camus/AP)

Museu foi esvaziado e a polícia restringiu o acesso à região no centro da capital francesa (Foto: Thibault Camus/AP)

Investigações

O gabinete antiterror abriu uma investigação, segundo a Procuradoria. O ataque aconteceu em um contexto de forte ameaça extremista islâmica na França, atingida por uma série de ataques jihadistas sem precedentes nos últimos dois anos.

  (Foto: )
A França está sob o regime excepcional de estado de emergência desde os ataques em novembro de 2015, que deixou mais de 130 mortos em Paris. Soldados patrulham diariamente as ruas e locais turísticos da capital. Em 2016, um caminhão atropelou e matou mais de 80 pessoas que assistiam à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, no sul da França.

Atingida duas vezes em 2015 por ataques extremistas, a França vive com medo de novos ataques, apesar de um aparato de segurança drasticamente reforçado.

O grupo Estado Islâmico, que tem perdido terreno no Iraque e na Síria, onde proclamou um califado em 2014, ameaça regularmente a França, em retaliação à participação do país na coalizão militar internacional que combate os extremEstado de alertaistas nos dois países.

O EI também defende ataques contra os “infiéis” sempre que possível e tenta exportar para a Europa, graças aos extremistas que retornam da Síria, com um mandato para conduzir operações em solo europeu.

 Turistas deixam museu do Louvre após soldado atirar em suspeito armado com faca nesta sexta-feira (3) (Foto: Thibault Camus/ AP)

Turistas deixam museu do Louvre após soldado atirar em suspeito armado com faca nesta sexta-feira (3) (Foto: Thibault Camus/ AP)

As Informações são do G1