• Home
  • Política
  • Senado : Wellington cobra manutenção da BR-163: “Não dá para esperar mais um dia sequer”

Senado : Wellington cobra manutenção da BR-163: “Não dá para esperar mais um dia sequer”

Líder do PR no Senado cobra da ANTT contrato emergencial para recuperar rodovia em MT

Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog), o senador Wellington Fagundes (PR-MT) cobrou veemente a manutenção e conservação da BR-163, que corta o estado de Mato Grosso, entre Rondonópolis e Cuiabá. No trecho de 215 quilômetros, 172 estão completamente esburacados dificultando o tráfego de veículos, principalmente de carretas e caminhões que começaram a transportar a safra de soja 2016. Além disso, destacou os riscos que a rodovia impõe aos usuários nas atuais condições.

 

“Não dá mais para esperar nem uma semana, nem um dia sequer” – disse o senador. Durante pronunciamento em plenário do Senado, Wellington apelou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Ministério dos Transportes para que os contratos de manutenção sejam cumpridos, tendo em vista que a rodovia, entregue à iniciativa privada em regime de concessão, é considerada um dos principais eixos de desenvolvimento de Mato Grosso.

 

O parlamentar republicano lembrou que no ano passado atuou para evitar a paralisação das obras de duplicação nesse trecho, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ao mesmo tempo, também alertou sobre a importância fundamental de manter as rodovias do Estado, mas, sobretudo a BR-163, em condições de trafegabilidade, mesmo durante o período de chuvas.

 

Um contrato emergencial para que a concessionária Rota do Oeste assumisse a manutenção da rodovia na parte de duplicação a cargo do DNIT chegou a ser definido no ano passado. Porém, segundo o senador, por questões burocráticas acabou não sendo implementado.

 

“Espero que, realmente, esse contrato seja assinado esta semana e que as obras de manutenção ocorram de forma intensiva, que haja um trabalho de 24 horas, por conta das chuvas intensas. É bom dizer também que estamos fazendo a colheita nesse momento. Ao mesmo tempo em que colhemos, temos que exportar essa produção, e, claro, a sobrecarga nessa rodovia é muito maior” – disse, durante pronunciamento em plenário.

 

Líder do PR no Senado, Wellington Fagundes relatou ainda que as queixas contra as condições atuais da BR-163 são grandes. Sobretudo pelo fato de que os usuários já estão pagando para trafegar “e que não têm, hoje, no trecho de Rondonópolis a Cuiabá, uma estrada com conservação adequada, condizente com uma estrada pedagiada”. Ele lembrou que os trabalhos de duplicação reduziram em 28% o número de acidentes e que agora, por conta da rodovia esburacada, corre-se o risco de haver aumento.

 

Wellington aproveitou para cobrar atenção e prioridade na infraestrutura para logística de transporte em Mato Grosso, diante das respostas econômicas e sociais que o Estado geram com os investimentos.  “Mato Grosso merece, tem direito a esses investimentos” – acrescentou.

 

Finalizando, o senador do PR de Mato Grosso destacou os prejuízos que a situação da BR-163 vem trazendo para quem produz. “O tempo da trafegabilidade é também um impeditivo para o desenvolvimento não só de Mato Grosso, como do Brasil. Por essa estrada, passa a maioria da carga produzida no Estado de Mato Grosso, que tem respondido ao Brasil como um dos Estados que mais produzem neste País, principalmente as commodities agrícolas, em que somos campeões”.

 

Da assessoria