• Home
  • Saúde
  • Seca e queimadas: cuidados essenciais para a saúde – confira as recomendações
© Shutterstock

Seca e queimadas: cuidados essenciais para a saúde – confira as recomendações

As condições de seca severa e as queimadas intensificadas que afetam várias regiões do Brasil têm gerado preocupações adicionais para a saúde pública.

O Ministério da Saúde emitiu novas orientações para ajudar a proteger a população dos riscos associados a essas condições adversas.

Em locais onde o acesso à água potável é limitado, o risco de desidratação é elevado. Adicionalmente, a fumaça das queimadas pode desencadear problemas respiratórios significativos. Para minimizar esses riscos, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas preventivas:

– Hidratação adequada: Aumentar o consumo de água e buscar ambientes frescos.

– Evitar exposições: Evitar atividades físicas ao ar livre e manter distância de áreas com focos de queimadas.

– Busca por atendimento médico: Procurar ajuda médica se houver sintomas como náuseas, vômitos, febre, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas na cabeça, peito ou abdômen.

Além das diretrizes do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia emitiu um alerta adicional no último sábado (14) em resposta ao aumento dos níveis de poluentes no ar devido aos incêndios florestais. A poluição tem sido especialmente notável nas regiões Norte, incluindo os estados do Amazonas, Rondônia e Acre, além de afetar o Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

A entidade destaca que os grupos mais vulneráveis, como crianças com menos de 2 anos, idosos com 65 anos ou mais, pessoas com doenças metabólicas, cardiovasculares e imunocomprometidas, enfrentam maior risco de infecções respiratórias. Para esses grupos, são recomendadas as seguintes precauções:

   – Uso de máscaras: Preferencialmente N95 ou PFF1, PFF2, PFF3, que oferecem maior proteção do que as máscaras cirúrgicas.

   – Ambientes internos: Permanecer o máximo possível dentro de casa com as janelas fechadas e evitar atividades físicas.

   – Hidratação e cuidados adicionais: Manter uma hidratação adequada e evitar exposição prolongada ao ar poluído.

Para indivíduos fora dos grupos de risco, recomenda-se limitar o tempo de atividades físicas ao ar livre a 30 minutos e usar máscara em ambientes externos, quando possível. Dentro das residências, é aconselhável manter o ambiente umidificado com toalhas molhadas ou umidificadores e realizar a limpeza com panos úmidos ou aspiradores em vez de vassouras.

 

Da Redação