SAÚDE PÚBLICA: Deputado Dr. Leonardo apresenta projeto de prevenção ao aborto.
Os índices dessa prática estão aumentando por falta de medidas de proteção e acolhimento às mulheres, segundo o parlamentar.
O deputado estadual Dr. Leonardo (PDT) apresentou um projeto de lei que institui o Programa Estadual de Prevenção ao Aborto e Abandono de Incapaz. A finalidade é apoiar as mulheres grávidas com dificuldades econômicas e sociais, através do acolhimento em Casas de Apoio à Vida, as quais contarão com os serviços de assistentes sociais, psicológicos e médicos.
Segundo o parlamentar, o projeto é necessário, pois cada vez mais a sociedade assiste mulheres e crianças tendo suas vidas ceifadas por falta de políticas públicas, uma vez que elas buscam clínicas clandestinas que não oferecem segurança, nem higiene e acabam comprometendo, além da vida do bebê, a própria vida. Quando não, a mulher dá a luz e abandona a criança.
No projeto, Dr. Leonardo defende ainda que as mulheres tenham suporte com assistência social, psicológica e pré-natal, inclusive laboratorial, de forma gratuita por ocasião da gestação, do parto e período puerpério.
O projeto prevê ainda a inclusão dessas mães em programas de assistência, até que a mesma consiga suprir as necessidades da família, bem como, instituir diretamente ou sob forma de convênio com os governos federal e municipal rede de atendimento à saúde da mulher.
“Infelizmente, é uma realidade em nosso país. Os índices dessa prática criminosa estão aumentando, por falta de medidas de proteção e acolhimento a essas mulheres. Nesse sentido, as Casas de Apoio à Vida apresentam fundamental relevância para evitar este crime, cuja reprovabilidade social é enorme. E assim, conseguiremos reduzidos significativamente os números de casos”, destacou o deputado.
Texto: Lis Ramalho/ Assessoria de Gabinete
Fotos: Fablicio Rodrigues/ALMT