• Home
  • Saúde
  • Saude Mental: Oscar Bezerra propõe ‘Agosto Verde’ para Mato Grosso

Saude Mental: Oscar Bezerra propõe ‘Agosto Verde’ para Mato Grosso

O projeto “Agosto Verde”, como está sendo chamado, vai ser conduzido por profissionais qualificados e dedicados a executar campanhas de prevenção e diagnóstico, além de integrar órgãos e entidades públicas e privadas para promoção de ações conjuntas

O palestrante Alan Barros lotou o Teatro Zulmira em um evento onde falou de depressão e doenças mentais  (Foto: JLSiqueira/ALMT)

A conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças mentais é a proposta do deputado Oscar Bezerra (PSB), por meio do projeto de lei 256/2017, que institui, emblematicamente, a primeira semana do mês de agosto como o período dedicado à promoção de ações que assegurem a integridade mental da população.

O projeto “Agosto Verde”, como está sendo chamado, vai ser conduzido por profissionais qualificados e dedicados a executar campanhas de prevenção e diagnóstico, além de integrar órgãos e entidades públicas e privadas para promoção de ações conjuntas. Serão desenvolvidas ações de conscientização popular, divulgação das características das doenças descritas e formas de prevenção via procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências, panfletos explicativos. O principal objetivo é incentivar as pessoas a buscarem tratamento.

De acordo com o parlamentar, dados apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmam que essas patologias estão presentes em todas as classes sociais, faixas etárias e continentes; a doença mental passou a ser chamada de “a doença do século 21”. “Este projeto é de extrema relevância, uma vez que a depressão, por exemplo, é uma doença psicossomática, ou seja, tem componente psíquico em sua origem”, justificou Bezerra.

Pela matéria,  fica compreendido como doença mental a depressão, prostração ou desânimo, o abatimento, esgotamento, estresse, tristeza, melancolia, ansiedade, mal de Alzheimer, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtorno de bipolaridade, entre outras. “A cada dia surge mais evidência de que corpo e a alma estão ligados, de que aquilo que afeta um acaba afetando também o outro”, destacou o deputado.

Doenças – A OMS mostra que o pânico e a depressão são doenças psicossomáticas e, como tais, são criadas pela mente, porém afeta também o corpo. No caso de um ataque de pânico, a mente faz com que a pressão sanguínea aumente, os batimentos cardíacos acelerem e com a descarga súbita e violenta de adrenalina há uma alteração no sistema nervoso.

Já na depressão a mente traz um estado de apatia profunda que afeta a vida imensamente, em todos os seus aspectos, tirando a vontade de viver. Neste estado, as defesas naturais do corpo (sistema imunológico) ficam debilitadas, deixando a pessoa mais propensa a graves doenças.

oscar-bezerra5

Os primeiros sinais da depressão e das doenças ligadas à mente são silenciosas, por isso tentar identificá-las é o primeiro passo para alguém que se sinta mal constantemente ou conhece pessoas que desenvolvem o mesmo comportamento. “É importante esse projeto, pois o “Agosto Verde”, pois visa conscientizar a população das doenças mentais que atingem grande parte de nossa população”, finalizou o parlamentar.

Por JOSÉ LUIS LARANJA/ Secretaria de Comunicação