• Home
  • Saúde
  • Saúde amplia público-alvo da vacina da dengue devido à proximidade do vencimento de doses
Atualmente, a vacina é destinada para jovens de 10 a 14 anos e repassada para localidades prioritárias com base no cenário epidemiológico da doença no país. - (crédito: EBC)

Saúde amplia público-alvo da vacina da dengue devido à proximidade do vencimento de doses

A medida vale exclusivamente para lotes com vencimento nos próximos dois meses e deve ser adotada pelos estados e pelo Distrito Federal.

O Ministério da Saúde determinou, por meio de uma nota técnica publicada na noite de sexta-feira (14/2), a ampliação temporária da faixa etária para a vacina contra a dengue.

Atualmente, o imunizante é destinado a jovens entre 10 e 14 anos e distribuído a regiões prioritárias, conforme o cenário epidemiológico da doença no país. Com a nova diretriz, as secretarias de Saúde poderão ampliar o público-alvo e incluir municípios que ainda não foram contemplados com a vacinação.

O Ministério ressalta que os estados e municípios devem comunicar a estratégia adotada para garantir o fornecimento adequado de doses para a aplicação da segunda etapa do esquema vacinal.

As diretrizes são divididas conforme o prazo de validade das doses. Para vacinas com vencimento em até dois meses, a orientação é redistribuir os imunizantes para novas localidades ou ampliar a cobertura para pessoas de 6 a 16 anos. Já para os lotes com validade inferior a um mês, a faixa etária pode ser expandida para indivíduos de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, respeitando o limite etário estabelecido na bula da vacina.

A vacinação contra a dengue é considerada uma ferramenta fundamental no combate à doença, especialmente diante do aumento de casos em diversas regiões do país. Para mais informações sobre a doença e formas de prevenção, acesse o portal do Ministério da Saúde.