TROCA DE EXPERIÊNCIAS: Pedro Taques conhece modelo de ensino de Pernambuco.
Em busca de melhorias para o sistema de educação no Estado de Mato Grosso o governador Pedro Taques esteve em Recife, Pernambuco, nesta quinta-feira (05.11) para conhecer o sistema de ensino aplicado pelo governo pernambucano.
Acompanhado pelo secretário de Educação, Permínio Pinto, e pelo adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga, Taques foi recebido no Palácio das Princesas pelo vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e pelo secretário de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio, que apresentou o sistema educacional local.
Durante a apresentação, Pedro Taques pode conhecer como Pernambuco, que chegou a ser o segundo Estado com maior taxa de abandono escolar do Brasil em pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2007, passou a ter a menor taxa. Atualmente, a taxa de abandono no Ensino Médio está em 3,5%.
O secretário de Educação Frederico Amâncio afirmou que esta mudança só foi possível com as melhorias aplicadas no sistema por meio de um “Pacto pela educação”, estratégia de gestão por resultados que envolve permanentemente a comunidade escolar.
O Estado investiu em infraestrutura com a construção, reforma, requalificação da rede elétrica e instalação de rede Wi-Fi, uma maneira de inserir a tecnologia, utilizada como um atrativo para o aluno. Pensando também na qualificação e aprimoramento de gestores e professores da rede pública de ensino foi criado um programa de formação.
O governador Pedro Taques avaliou como de extrema importância esta troca de informações entre os poderes executivos e disse que pretende discutir junto à Secretaria de Educação como utilizar estas ações para transformar a educação em Mato Grosso e alcançar melhores índices educacionais.