• Home
  • Brasil
  • Repatriados dos EUA Chegam a Fortaleza; FAB Assumirá Transporte para BH
© AGÊNCIA FAB / SGT JOHNSON

Repatriados dos EUA Chegam a Fortaleza; FAB Assumirá Transporte para BH

A rota para o CE é iniciativa do Governo brasileiro e americano para agilizar viagem

Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está programado para chegar a Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (7). Após o desembarque, os passageiros serão transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte.

Esta medida, anunciada pelo governo federal após discussões com representantes americanos, visa reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, o período em que os brasileiros permanecem algemados. A ação foi motivada por divergências com os Estados Unidos devido a relatos de maus-tratos ocorridos no voo anterior, onde brasileiros desembarcaram algemados.

Para garantir maior segurança e assistência, o Brasil enviará um diplomata para acompanhar o embarque dos deportados em Alexandria, Louisiana. O governo também afirmou que o voo será monitorado “em tempo real” por autoridades brasileiras e americanas.

Brasil e Estados Unidos criaram um grupo de trabalho para discutir as condições do transporte dos brasileiros deportados por entrarem ilegalmente no território americano. Pelo lado brasileiro, o grupo inclui representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal. Já pelo lado americano, participam representantes da Embaixada dos EUA em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos.

Em nota, o governo brasileiro informou que, “por determinação do Senhor Presidente da República, o embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Louisiana, será acompanhado na madrugada de sexta-feira por um diplomata do Consulado-Geral em Houston”. A aeronave fará uma breve escala técnica em Porto Rico antes de seguir diretamente para Fortaleza, onde deve chegar na tarde de sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará uma aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte.

O governo também garantiu a criação de um “esquema de recepção e apoio” em Fortaleza. A Polícia Federal realizará operações especiais nos dois aeroportos para procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária.

Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um Posto de Acolhimento aos Repatriados, que oferece acesso gratuito à internet, carregadores de celular e canais para que os repatriados possam entrar em contato com seus familiares e obter informações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.

O voo do dia 7 de fevereiro, que será monitorado em tempo real pelo grupo de trabalho, servirá de base para a organização de voos futuros.

Os brasileiros deportados dos EUA que chegaram a Minas Gerais no sábado (25) relataram agressões, ameaças e tratamento degradante por parte dos agentes de imigração americanos responsáveis pelo voo de retorno ao Brasil. Alguns migrantes afirmaram ter permanecido algemados por 50 horas, sem ar-condicionado no voo e sujeitos a abusos.

Após essas denúncias, houve um mal-estar entre os dois países. O Ministério das Relações Exteriores convocou o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Brasília para prestar esclarecimentos.