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Relatório preliminar da escola ciclada será apresentado em Rondonópoilis nesta sexta-feira

De acordo com dados da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, 99% dos alunos do 6º ao 9º ano não atingiram a proficiência desejada em Língua Portuguesa, em 2013

Por FLÁVIO GARCIA/ Secretaria de Comunicação

Foto Capa : clmais.com.br

Foto Interna: Karen Malagoli/ALMT

A Assembleia Legislativa faz audiência pública em Rondonópolis, na sexta-feira (18), para apresentar o relatório preliminar sobre o Ciclo de Formação Humana no ensino fundamental de Mato Grosso. Elaborado pelo deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na AL, o documento preliminar foi formatado ano passado depois da realização de audiências públicas em oito cidades-polo do estado. Este ano, o parlamentar repete o mesmo giro de audiências em Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e Cuiabá.

O deputado já apresentou o relatório para os professores, mestres, gestores e doutores em educação nos municípios de Cáceres e Tangará da Serra. Em Rondonópolis, a audiência pública acontece na sede da Câmara Municipal de Vereadores, centro da cidade, a partir das 8h30min. Nas audiências deste ano, além da apresentação do documento preliminar, os profissionais da educação respondem um questionário sobre as mais de 20 propostas apresentadas pelo deputado no relatório para nortear as políticas educacionais do Estado.

No caso específico de Tangará da Serra, 85% dos entrevistados aprovam uma das propostas mais polêmicas do documento, que é a volta da retenção nas escolas do ensino fundamental, 12% são contrários e 3% não opinaram. Conforme o deputado Wilson Santos, a deficiência no aprendizado dos alunos do ensino fundamental de Mato Grosso é o maior gargalo do Ciclo de Formação Humana. O atual ciclo, apesar de moderno, não está atendendo os estudantes. A proposta do deputado é que o ciclo passe a valorizar a aprendizagem, reprovando aqueles que não apresentam condições suficientes para avançar de ciclo. O ensino fundamental é dividido em três ciclos de três anos cada um.

De acordo com dados com dados da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), 99% dos alunos do 6º ao 9º ano não atingiram a proficiência desejada em Língua Portuguesa, em 2013.

Na disciplina de Matemática, 100% dos alunos dos mesmos anos citados acima não apresentam proficiência. A proposta da alteração do ciclo já é de conhecimento da Seduc, que vai realizar uma avaliação nos estudantes para apontar os níveis de aprendizado e, assim, adotar medidas necessárias.