• Home
  • Geral
  • Reconhecimento Internacional: Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes reconhece primeira-dama de MT como Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu
Emxaidor Sidney Romero cumprimenta Virginia Mendes pela dedicação aos trabalhos voluntários por ela realizados. Foto Jana Pessôa

Reconhecimento Internacional: Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes reconhece primeira-dama de MT como Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu

Como Embaixadora Mundial do Esporte, Virginia Mendes está na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, para participar do 16º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu

Durante reunião na Embaixada Brasileira em Abu Dhabi, nesta segunda-feira (4), o embaixador Sidney Romero reconheceu a contribuição da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ao esporte e à inclusão social. Acompanhada do governador Mauro Mendes, a primeira-dama, que também ocupa o título de Embaixadora Mundial do Jiu-Jitsu, foi elogiada pelo embaixador por sua atuação à frente do programa SER Família Inclusivo, voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, e por seu apoio ao paradesporto, especificamente no jiu-jitsu.

Recentemente, em uma viagem à Grécia, Virginia Mendes recebeu o título de Embaixadora Mundial do Jiu-Jitsu e a faixa preta da modalidade, reconhecimento de sua dedicação ao esporte adaptado. Durante a reunião, o embaixador Sidney Romero expressou seu entusiasmo pela iniciativa e se colocou à disposição para apoiar as ações da primeira-dama. “Hoje fiquei conhecendo mais sobre o parajiu-jitsu, e esse é um elemento a mais para eu levar adiante essa agenda de esporte aqui nos Emirados, porque ele valoriza não somente o esporte, mas essa dimensão humana de dar vida e esperança para quem foi afetado por algum tipo de deficiência ou que enfrenta depressão”, afirmou. Ele também ressaltou o compromisso do Estado de Mato Grosso e seu apoio contínuo: “Fico muito feliz em recebê-la aqui. Quero divulgar e trabalhar com a senhora nessa agenda, porque Mato Grosso tem grande influência nessa promoção, e eu visto essa camisa”, destacou o embaixador.

Virginia Mendes, por sua vez, agradeceu a recepção e compartilhou as transformadoras histórias de superação que vivenciou no contexto do esporte adaptado. “Já testemunhei histórias de superação surpreendentes, e ser embaixadora do esporte é mais uma responsabilidade para fazer o esporte alcançar mais pessoas em nosso Estado”, disse. Ela também destacou os benefícios do jiu-jitsu para pessoas com deficiências, transtornos e depressão. “Os benefícios do esporte na vida de crianças, jovens e adultos com diferentes deficiências, transtornos e depressão já foram comprovados. Além disso, o jiu-jitsu ensina não apenas a defesa pessoal, mas é uma arte marcial que se aplica à vida, pois valoriza, acima de tudo, a disciplina como base”, acrescentou a primeira-dama.

Abu Dhabi, que se tornou um dos maiores centros do jiu-jitsu fora do Brasil, tem forte apoio do governo dos Emirados Árabes Unidos para a modalidade. O xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, grande entusiasta do esporte, foi fundamental na introdução do jiu-jitsu nas escolas do país, tornando-o obrigatório na educação física. A cidade também sedia competições de renome internacional, como o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship e o Abu Dhabi Grand Slam, que atraem atletas do mundo todo e são transmitidas globalmente, ampliando a visibilidade do esporte.

A Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados (UAEJJF) tem se destacado na promoção e organização de competições, estabelecendo padrões e influenciando a modalidade mundialmente.

A agenda também contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, e da coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto. Virginia Mendes está em Abu Dhabi para acompanhar o 16º Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, onde estará ao lado da delegação de paratletas de Mato Grosso, que marca presença com a maior delegação de paradesporto da história do Estado, conforme afirmou Elcirley Luz, presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) e da Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP).

 

Com Vânia Neves|Unaf