Projeto Amigos do Trânsito ajuda a organizar o tráfego no entorno das escolas

O diretor pedagógico do Colégio Master, professor Paulo Roberto de Andrade, destacou nesta quarta-feira (02) a importância do Projeto Amigos do Trânsito, que começou a funcionar há uma semana e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e as principais escolas particulares da região central. “Toda a iniciativa do Poder Público em parceria com a iniciativa privada é bem-vinda”, observou.

O Projeto Amigos do Trânsito é mais uma ação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) que sempre desenvolve atividades de orientação do trânsito na volta às aulas. Inicialmente o projeto foi implantado em nove escolas parceiras, que indicaram funcionários como voluntários e que foram capacitados por agentes de trânsito da Semob para atuarem como monitores e orientadores do trânsito no entorno das escolas.

O colégio Master (localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa), um dos parceiros, indicou três funcionários para atuarem como monitores. “Este projeto veio para ficar e visa melhorar a educação no trânsito tanto de motoristas como de usuários trazendo mais segurança. E a prática educativa no dia a dia gera hábitos que os alunos vão adquirindo e isso é para a vida toda”, disse o diretor do Colégio Master, que acompanhou na saída dos alunos do período matutino o trabalho desenvolvido em conjunto por agentes de trânsito e um monitor da escola.

Além do Master, participam do projeto os colégios Maxi, ECSA-Maxi, CIN, São Gonçalo, Plural, Notre Dame, NeoDNA e Olimpo. Um grupo de cerca de 30 monitores indicados pelas escolas já foi capacitado pela Semob no dia 22 de janeiro. Na ocasião, eles receberam noções de legislação no trânsito e normas de circulação no entorno das escolas visando à segurança tanto de motoristas como de pedestres, que são orientados a usarem as faixas de segurança. Os monitores são identificados por um colete e um boné do Projeto Amigos do Trânsito.

Um dos monitores do Master é Rubens Cesar Lara Pinto, funcionário do colégio há 21 anos. Ao lado do supervisor de Educação para o Trânsito da Semob, Marcus Garé, Rubens orientou os motoristas pedindo para que não parassem em local impróprio para o embarque dos alunos.

“Existem vagas na frente da escola onde os veículos podem estacionar para não atrapalharem o trânsito e também pode ser usado o estacionamento para embarque e desembarque. A maioria dos condutores aprovou esta iniciativa e os poucos que reclamaram são aqueles que queriam estacionar no lugar errado. Mas eles vão entender que esta ação é para aumentar a segurança e para não prejudicar a passagem de outros veículos”, explicou o monitor Rubens César.

O ano todo

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Jadyr Lima de Moraes, a ação dos monitores do Projeto Amigos do Trânsito vai continuar durante o ano todo. “No início os agentes estão acompanhando este trabalho, que é de orientação, para que os motoristas não parem em locais impróprios obstruindo o trânsito. Aqui nesta escola tem uma alternativa que é o estacionamento, onde os carros podem entrar e manobrar para fazer o embarque e desembarque”, explicou.

O coordenador disse que uma das ideias para diminuir o congestionamento em frente às principais escolas é organizar a saída dos alunos de forma escalonada. “Algumas escolas já estão fazendo isso, liberando turmas a cada 15 minutos. Isso facilita e vamos levar esta sugestão para outras escolas”, disse Jadyr.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, grande número de infrações registradas no trânsito da Capital ocorre no entorno das escolas, e muitas vezes as irregularidades são cometidas pelos próprios pais. “A prefeitura decidiu apostar em uma nova estratégia e a proposta do Projeto Amigos do Trânsito é justamente envolver a comunidade escolar, dividindo com todos a responsabilidade de construir um trânsito mais seguro”.

Texto Carlos Martins

Foto: Michel Alvim

Secom – MT