• Home
  • Leitura Dinâmica
  • Professora autista,preterida em concurso publico, agradece Virginia Mendes pelo apoio

Professora autista,preterida em concurso publico, agradece Virginia Mendes pelo apoio

 

Em Rondonópolis, a professora autista Giulyane Santana, de 25 anos, foi obrigada a reapresentar um novo laudo à banca de concurso, mesmo após conseguir uma decisão judicial para assumir a vaga na Educação da cidade. Mesmo tendo conquistado o 1º lugar na categoria de Pessoas com Deficiência, ela ainda não pôde assumir o cargo devido à falta de informações alegada pelo município.

Ao tomar conhecimento, no último sábado dia 17 de fevereiro a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, expressou sua indignação com a situação . Giulyane agradeceu o apoio da primeira-dama em uma publicação em suas redes sociais.

“Quero expressar minha gratidão à primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, por ter se sensibilizado com a minha situação e por ter abraçado essa causa. Hoje não se trata mais apenas do concurso, mas sim de alguém olhar para mim e determinar o meu futuro sem compreender a minha jornada, ignorando meus anos de dedicação, minhas qualificações e meu conhecimento. Hoje é sobre isso. Não é apenas uma questão de concurso, é uma batalha maior contra o capacitismo. Agradeço, Virginia Mendes, por ter se engajado nessa luta.”

Na sua postagem, Virginia Mendes assegurou à professora que ela não está sozinha. “Não vamos permitir que essa injustiça aconteça e que o capacitismo continue a existir. Vamos combatê-lo e estou sempre disponível para dar voz a essa causa tão nobre e essencial, que é a inclusão. Conte comigo, hoje e sempre.”
A primeira-dama Virginia Mendes é a mente por trás do inovador programa SER Família Inclusivo, que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania. Além do auxílio financeiro de R$ 220 a cada dois meses para pessoas em situação de vulnerabilidade, o programa inclui diversas outras iniciativas sociais. Em linha com sua visão e compromisso, Virginia também liderou a implementação da Carteira de Identificação do Autista em 2022, disponível para obtenção através do Aplicativo MT Cidadão, tanto em formato impresso quanto digital. Essa importante medida está respaldada pela Lei nº 10.997/2019.


Uma nova conquista celebrada pela comunidade, com a iniciativa de Virginia Mendes em parceria com o Cuiabá Esporte Clube e o apoio da Senadora Margareth Buzetti, é a criação de um camarote na Arena Pantanal para atender os beneficiários da carteirinha com direito a um acompanhante. A cada partida, oito pessoas com autismo são sorteadas para desfrutar dessa experiência. Além disso, em colaboração com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), a primeira-dama Virginia Mendes conseguiu implementar a cartilha do Projeto Autismo na Escola, elaborada pelo médico autista Enã Rezende e sua mãe, a psicóloga Érica Rezende.

 

Da Redação

Com Vânia Neves|Unaf

Comentários

0 Comentários

DÊ A SUA OPINIÃO!