Processo seletivo da MT Escola de Teatro definirá a primeira turma de 2017
No fim do último ano, cerca de 660 pessoas se inscreverem para o processo seletivo da MT Escola de Teatro, que oferece 50 vagas para sete cursos profissionalizantes. No Primeiro Momento, os candidatos passaram por entrevistas presenciais e 112 foram selecionados. A seleção ocorreu levando em consideração a ampla procura pelos cursos, ultrapassando o número de vagas.
No último sábado (4), a equipe artística e pedagógica da MT Escola de Teatro se reuniu para o Seminário de Apresentação, no Cine Teatro Cuiabá, com os candidatos aprovados para esclarecimentos sobre as propostas dos cursos e projetos previstos. O encontro é a primeira etapa do Segundo Momento da seleção.
De acordo com o coordenador pedagógico da Adaap, Joaquim Gama, o número de inscrições é expressivo e por sí só justifica a existência da escola em Mato Grosso. “É muito bom estar aqui e poder criar essa relação com a cidade. É uma oportunidade ímpar de estar em diálogo com os artistas daqui e, de fato, sistematizar uma formação na área artística, ampliando o eixo cultural brasileiro que muitas vezes fica somente entre São Paulo e Rio de Janeiro”, comenta.
Ainda como parte das atividades do Segundo Momento do processo seletivo, os candidatos participarão ainda dos ‘Ateliês de Criação Teatral’, que acontecem nos dias 11 e 12 de fevereiro e consiste em trabalhos práticos ligados ao teatro e aos cursos escolhidos por cada um.
“Esse Segundo Momento tem como perspectiva, que a gente chama de ateliê, olhar para cada um dos candidatos e perceber qual é o seu potencial artístico e as habilidades que eles trazem”, explica Joaquim.
Todos os selecionados para as avaliações específicas deverão comparecer ao Cine Teatro Cuiabá nas datas e horários descritos no edital de convocação, com roupas confortáveis que possibilitem o trabalho prático durante os ateliês de criação.
O Segundo Momento é eliminatório e classificatório, definindo o grupo de candidatos aprovados no processo seletivo que irão compor a primeira turma, Módulo Verde, da MT Escola de Teatro em 2017.
As aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo haver atividades pedagógicas durante a semana.
O sistema pedagógico utilizado será o desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América latina.
A criação da MT Escola de Teatro é parte integrante das ações do Cine Teatro e foi incluída pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) no último edital de gestão compartilhada do espaço, administrado pela Associação Cultural Cena Onze.
Patrícia Sampaio da