Prevenção odontológica
Por Dra. FABIANE CRUZ e Dra. LAURA DAMO
A prevenção odontológica é de extrema importância para evitar que problemas surjam e também auxilia aumentando a vida útil dos tratamentos bucais, com isso levará mais tempo para os tratamentos serem substituídos ou terem a necessidade de serem refeitos.
Além da relevância da limpeza, da manutenção, da aplicação de flúor e do tratamento de eventuais problemas que possam surgir no início, a prevenção consegue minimizar os danos, fazendo com que o paciente se recupere melhor dos tratamentos necessários.
Ao visitar o seu dentista , você já estará se prevenindo contra o câncer bucal, que, como outro qualquer outro, deve ser verificado periodicamente. A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada, com o uso do fio dental e o enxaguante bucal, que auxiliam no combate da placa bacteriana e do tártaro.
Uma boa prevenção é estabelecida na correta higienização dos dentes, gengiva e língua. No cuidado com a ingestão do açúcar, na boa alimentação , no uso correto do flúor, que é usado para fortalecer os dentes e no acompanhamento semestral pelo dentista. Assim os cuidados dos dentes e gengivas serão intensos e será conservada a saúde e o bem estar do paciente.