• Home
  • Polícia
  • Presos por novos crimes: Polícia Civil cumpre 16 mandados em detentos já encarcerados em MT

Presos por novos crimes: Polícia Civil cumpre 16 mandados em detentos já encarcerados em MT

Penitenciárias de Cuiabá e Sorriso foram alvos da operação que atingiu detentos  ou com novos processos

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), a segunda fase da Operação Incarceratus, com o objetivo de cumprir 16 mandados de prisão contra detentos que já estão recolhidos no sistema prisional, mas que possuem novas pendências criminais. Os alvos da operação estão presos nas penitenciárias Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa; Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá; e na Penitenciária Pública de Sorriso.

Coordenada pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Polinter), a operação teve como foco internos condenados pela Justiça que, mesmo próximos de obter o benefício da liberdade condicional, respondem a outros processos e tiveram novas ordens de prisão decretadas.

Segundo a delegada titular da Polinter, Sílvia Maria Pauluzi de Siqueira, a execução dos mandados dentro das unidades prisionais é essencial para impedir que esses detentos sejam liberados enquanto ainda possuem pendências judiciais. “Essa ação garante que aqueles que continuam respondendo por outros crimes permaneçam recolhidos, o que reforça a efetividade da Justiça penal”, afirmou.

O delegado Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, responsável pelo setor operacional da Polinter, destacou que a identificação dos alvos foi possível graças ao trabalho minucioso de cruzamento de dados e análise de vínculos. “A atuação das equipes investigativas tem sido fundamental no combate às facções criminosas, dentro da proposta do programa Tolerância Zero, promovido pelo Governo do Estado”, explicou.

As ordens judiciais cumpridas foram emitidas a partir de investigações de diversos inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil em várias regiões de Mato Grosso. A ação contou com apoio de servidores do Sistema Penitenciário e priorizou mandados relacionados a crimes como tráfico de drogas, roubo, furto, extorsão, violência doméstica (Lei Maria da Penha), estelionato, organização criminosa, infrações de trânsito e pensão alimentícia.

Durante a operação, os investigadores constataram que parte dos detentos alvos da ação possui ligação com a principal facção criminosa em atividade no estado. Todos os mandados foram encaminhados ao Poder Judiciário pelo setor de mandados da Polinter, para os trâmites legais junto à autoridade competente.

( Com Karina Cabral | Polícia Civil – MT )