• Home
  • infraestrutura
  • Ponte do Juruena: Obra imensa que ultrapassa 5 pontes que ligam Cuiabá a Várzea Grande, juntas

Ponte do Juruena: Obra imensa que ultrapassa 5 pontes que ligam Cuiabá a Várzea Grande, juntas

Com 1.360 metros de extensão, a estrutura que liga Cotriguaçu a Nova Bandeirantes superará, em comprimento, cinco pontes da 7 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande.

Maior que 5 pontes de Cuiabá e Várzea Grande

A construção de uma nova ponte sobre o Rio Juruena, na MT-208, entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, promete marcar um marco na infraestrutura de Mato Grosso. Com 1.360 metros de extensão, a nova estrutura será a maior do estado, ultrapassando as cinco pontes que conectam as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Juntas, essas pontes somam 1.310 metros, com destaque para a Ponte Sarita Baracat (392 metros), a Ponte Sérgio Motta (327 metros), e a Ponte Mário Andreazza (227 metros).

Comparação com outras grandes pontes e estruturas

Para se ter uma ideia da grandiosidade da obra, a ponte do Juruena só ficaria atrás em tamanho se fosse considerada a Ponte JK, na Rodovia dos Imigrantes, com 300 metros. Mesmo assim, a nova ponte se destacará pela sua magnitude, já que ela será quase o dobro do comprimento da atual maior ponte do estado, a do Rio Teles Pires, que possui 692 metros de extensão.

Dimensões impressionantes e impacto local

A nova ponte sobre o Juruena terá dimensões tão impressionantes que, caso seja ocupada com carros estacionados, caberiam cerca de 272 veículos em fila única. Para quem decidir atravessá-la a pé, a distância percorrida em uma ida e volta será maior do que uma corrida de 5 quilômetros.

Para ilustrar ainda mais sua grandiosidade, a travessia completa da ponte corresponde à distância entre o Colégio São Gonçalo e a Ponte Júlio Müller, em Cuiabá, feita a pé. Ou, ainda, à extensão da travessia urbana do município de Jangada pela BR-163.

Impacto no cenário global

A imponência da ponte também é notável quando comparada a estruturas internacionais. Se fosse colocada lado a lado com o tabuleiro da ponte, seriam necessárias mais de cinco Arenas Pantanal para superar o tamanho da obra. Além disso, ela supera a altura do maior arranha-céu do mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, que possui 828 metros, dando uma ideia do impacto visual e estrutural dessa imensa construção no cenário local e estadual.

Quando concluída, a ponte sobre o Rio Juruena não apenas se destacará como uma obra de engenharia de grande porte, mas também como um ícone de desenvolvimento e infraestrutura em Mato Grosso, representando um avanço significativo na conectividade da região.

( Com Guilherme Blatt | Sinfra-MT )