Políca Federal deflagra ação contra traficantes internacionais de cocaína
A Polícia Federal deflagrou, no início da manhã desta quarta-feira (19), uma operação denominada ” transbordo” para desarticular uma quadrilha que atua no tráfico interestadual de cocaína, a partir de Mato Grosso.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, além da realização de diversas oitivas de investigados que já foram presos no curso da investigação.
Um mandado de prisão preventiva foi em Cuiabá e dois em Várzea Grande, onde também houve o cumprimenro de dois mandados de busca e apreensão.
Em Tangará da Serra, houve a oitiva de um investigado já responsabilizado durante a investigação; em Rondonópolis, foram dois mandados de prisão preventiva, um de busca e apreensão e três oitivas de investigado já responsabilizados durante a ação da PF.
Já no interior do Estado de São Paulo, as ações da PF foram em São José do Rio Preto (uma oitiva de investigado já responsabilizado durante a investigação); em Pedreira (busca e apreensão); e em São Carlos (uma busca e apreensão). As investigações começaram há aproximadamente cinco meses e estavam baseadas na cidade de Várzea Grande.
De acordo com as informações da assessoria de imprensa da PF, a droga era comprada na região de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) e tinha como principal destino o Estado de São Paulo.
Durante as investigações, nove pessoas foram presas em flagrante, em três diferentes ações dos policiais federais.
No total, foram apreendidos 937 quilos de pasta-base de cocaína, um avião e diversos veículos utilizados no transporte da substância ilícita ou adquiridos com valores provenientes do tráfico.
A Terceira Vara Criminal de Várzea Grande determinou o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens.
O nome da operação refere-se ao modus operandi utilizado pela quadrilha para baldear a carga ilícita até o destino final.
Da Redação com Assessoria Polícia Federal