• Home
  • Justiça
  • PF conclui perícia de áudio da conversa entre Joesley e Temer

PF conclui perícia de áudio da conversa entre Joesley e Temer

Polícia Federal deve mandar ainda hoje o laudo para o ministro do STF Edson Fachin

A Polícia Federal concluiu nesta sexta-feira o laudo da perícia das conversas gravadas secretamente pelo dono da JBS, Joesley Batista, em um encontro não oficial que ele teve com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu, no dia 7 de março, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. O resultado da análise deve ser encaminhada ainda hoje ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte.

O laudo era a parte que faltava ao inquérito parcial enviado na última segunda-feira. Apesar de o relatório não estar completo, a PF entendeu que já há indícios de materialidade da prática de corrupção passiva pelo presidente e seu ex-assessor e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que está preso em Brasília. “Resultam incólumes as evidências que emanam do conjunto informativo formado nestes autos, a indicar, com vigor, a prática de corrupção passiva”, escreveu a PF.

No áudio, Joesley aparece falando sobre iniciativas que estaria tomando em relação ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso em Curitiba deste outubro de 2016 e já foi condenado a 15 anos de prisão pelo juiz Sergio Moro. Diante dos questionamentos, Temer diz: “Tem que manter isso, viu?”. Na colaboração, o executivo disse que interpretou essa frase como um aval do presidente para que ele continuasse o ex-parlamentar para evitar uma eventual delação premiada. Temer negou essa acusações e contestou a integridade do áudio, que tem diversos trechos inaudíveis. Cunha afirmou que o seu silêncio nunca esteve à venda. As informações são da Veja.