• Home
  • Política
  • Pesquisa da ACCESS Mostra disputa acirrada em Cuiabá

Pesquisa da ACCESS Mostra disputa acirrada em Cuiabá

Seis(06) pontos é a diferença de Emanuel para Wilson

O Instituto Access de Brasília em parceria com o Olhar Direto, atuou em Cuiabá em mais uma pesquisa de prospecção de intenção de votos do eleitorado Cuiabano.

Não é grande a movimentação de números se comparados com os dados da pesquisa anterior divulgada pela Access/Olhar Direto.

O voto ESPONTÂNEO – quando o eleitor livremente declina sua preferência de voto – apresenta o seguinte quadro:O candidato EMANUEL PINHEIRO (PMDB) foi lembrado por 42,87% dos entrevistados, contra 36,75% de citações em favor de WILSON SANTOS (PSDB). A diferença entre os dois em 19/10 chegou 09 pontos, conforme pesquisa Access publicada pelo Olhar Direto em 21/10. Hoje este número caiu para 06 pontos. Os IINDECISOS são 8,12% e 12,26% declararam voto NULO / BRANCO.

ESTIMULADA

A modalidade ESTIMULADA apresenta uma “ cristalização” dos votos. O Eleitor ao receber em mãos uma cartela em forma de disco, pode alí reafirmar ou mudar sua escolha. Observa-se que os números apresentados nesta opção são muito parecidos com os espontâneos.

Aqui EMANUEL PINHEIRO (PMDB) ao ser preferido por 42,87% dos entrevistados, sofre uma queda aproximadamente de 03 pontos, uma vez que em 19/10 sua performance era de 45,71%. Já WILSON SANTOS (PSDB) mantem sua posição de 36,80%.

VOTOS VÁLIDOS

É comum na análise dos experts a exclusão dos votos não nominais – ou seja Indecisos e Branco/Nulo – para a formação de uma nova base de cálculo, denominada de VOTOS VÁLIDOS. Nessa avaliação o quadro é o seguinte:

REJEIÇÃO

Números bastante propalados e explorados pelos candidatos o quadro de REJEIÇÂO, mostra que 25,15% do eleitorado não sabe ou não rejeita nenhum dos candidatos. 16,30% afirma não votar em nenhum dos dois, enquanto a rejeição de EMANUEL PINHEIRO (PMDB) é de 25,00%, mantendo o número da pesquisa anterior. Seu oponente, WILSON SANTOS (PSDB) chega a 33,85%, minimizando os 41,05% anteriormente a ele atribuídos.

O Instituto Access utiliza o método SURVEY que consiste em definição de quotas proporcionais às variáveis de sexo, escolaridade, ocupação e idade, conforme base de dados do TSE/IBGE. Foram ouvidos 600 eleitores dos diversos bairros de Cuiabá entre os dias 22 e 24 do corrente mês.

A margem de erro apontada é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Significando que se fossem aplicadas 100 pesquisas com os mesmos parâmetros, 95 delas teriam resultados semelhantes. A Pesquisa está registrada no TSE/TRE sob o número 07887/2016. A pesquisa anterior,divulgada em 21 de outubro, está sob o registro MT05815/2016.

Da Redação