Pesquisa Access mostra que João Balbino lidera em Rosário Oeste
João Balbino (PR) atual prefeito que busca a reeleição em Rosário Oeste leva vantagem em relação aos seus oponentes. Esse é o resultado da Pesquisa Access que na modalidade espontânea, onde o eleitor livremente responde em quem pretende votar há um empate técnico entre o candidato João Balbino (PR) com 31,22 % contra 30,76 % de Alex Berto (PSDB). Luiz Fernando (PDT) recebeu 20,36 % das manifestações. 12,68% disseram ainda não tem candidato, enquanto 4,98% afirmaram que votam Branco ou anulam o voto.
Já na modalidade estimulada, com o nome dos candidatos dispostos em uma cartela a manifestação da intenção do voto apresenta o seguinte quadro: João Balbino (PR) mantém a liderança com 36,65 % dos entrevistados, o candidato Alex Berto (PSDB) mantem a marca de 28,05 %. Já o candidato Luiz Fernando do PDT vem com 19,90 %,. Nessa modalidade os Indecisos caíram para 11,31 % e os que disseram que vota nulo ou branco são 4,09 %.
Nesta fase da campanha, no intuito de ter mais uma variável para análise, a Access inseriu no questionário – como última questão – uma pergunta em que o eleitor na sua resposta apresenta o seu sentimento sobre a movimentação dos candidatos. A pergunta, bem objetiva, diz: Independentemente de sua escolha pessoal ou do seu voto, quem será eleito prefeito?
O quadro abaixo mostra:
João Balbino com 42,53 % – Alex Berto com 23,07% e Luiz Fernando com 16,75%. 17,65% disseram não saber.
A Pesquisa, realizada pela AccessBrasil no dia 30 de setembro, está registrada sob o nº MT-06889/2016. No universo do eleitorado da zona urbana de Rosário Oeste, foram aplicadas 200 entrevistas georeferenciadas, com plano amostral em conformidade com a metodologia Survey, com quotas proporcionais às variáveis de Sexo, Escolaridade, Idade e Renda, disponíveis nos bancos de dados do TSE/TRE-MT e IBGE.
O Intervalo de Confiança é de 95 % e a margem de erro estimada é de mais ou menos 4%.
Quanto a Rejeição: Alex Berto (PSDB) é o menos rejeitado pelos eleitores com um percentual de 15,38. Luiz Fernando (PDT) aparece com 28,50% e o mais rejeitado é João Balbino com 31,67 %. Segundo os analistas do Instituto Access, esses altos índices são resultantes da chamada “ Rejeição Cruzada ou Reflexiva “ ou seja, quem vota em um candidato, automaticamente rejeita um dos adversários.
Por Patricia Neves
Do Olhar Direto