• Home
  • Política
  • Pesquisa ACCESS aponta que eleição em Cuiabá será definida nos últimos dias

Pesquisa ACCESS aponta que eleição em Cuiabá será definida nos últimos dias

Menos de 10 pontos separam Wilson de Emanuel Pinheiro

Da Redação

O Instituto ACCESS, de Brasília, atuou em Cuiabá entre os dias 17 e 19 de outubro e mostra o desempenho dos candidatos EMANUEL PINHEIRO (PMDB), com uma vantagem de cerca de 9 pontos em relação a WILSON SANTOS (PSDB).

Na modalidade ESPONTÂNEA, onde o entrevistado livremente manifesta sua intenção de voto, EMANUEL apresenta 44,69 % das citações contra 35,42% de WILSON. Os Indecisos somam 9,13% enquanto aqueles de disseram que vão anular/votar em branco atinge o patamar de 10,76%.

Ao ser estimulado através de uma cartela contendo as quatro possibilidades de voto, observa-se uma pequena variação nos números,  mostrando que a definição do voto ou a vitória nas urnas dependerá do esforço dispendido pelas coligações durante a próxima semana.

Veja o  gráfico abaixo:

 

 grafico-cuiaba-1-estimulada

 

REJEIÇÃO

Quando perguntado ao ser lhe apresentado as opções em quem NÃO VOTARIA de forma alguma foi a seguinte a reação dos entrevistados:

cuiaba-1-rejeicao

Segundo analistas da ACCESS é comum no confronto direto – com 02 candidatos – números altos no quesito rejeição, pois naturalmente o eleitor ao escolher em quem vota, rejeita o adversário. É a chamada REJEIÇÂO LÓGICA ou CRUZADA.

A pesquisa realizada entre 17 e 19 de outubro, aplicada com a metodologia SURVEY em que o universo eleitoral é estratificado por quotas proporcionais de sexo, idade, escolaridade e renda, conforme parâmetros do Tribunal Superior Eleitoral e IBGE. Foram ouvidos 600 eleitores nos diversos bairros da capital.

A margem de erro apontada é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Significando que se fossem aplicadas 100 pesquisas com os mesmos parâmetros, 95 delas teriam resultados semelhantes. A Pesquisa está registrada no TSE/TRE sob o número 05815/2016.

Imagem Capa: Divulgação