PENITENCIÁRIA FEMININA
Projeto promove pacificação e reflexão sobre a vida e saúde
As recuperandas da Penitenciária Feminina Ana Maria Couto May serão beneficiadas com uma série de atividades, entre palestras e sorteio de prêmios. Tudo parte do projeto “Paz em Casa”, realizado pelo Núcleo de Execuções Penais de Cuiabá e Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O evento começa nesta segunda-feira (30.11) e vai até sexta (04.12).
No primeiro dia, o grupo “Voluntário da Alegria” vai sortear um dia de beleza para as participantes. Depois, será realizada a abertura da 3ª etapa do projeto Paz em Casa, com participação da corregedora Geral de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak. Em seguida, começa a palestra “Resignação e Superação”, com o recuperando Marcelo Nascimento da Rocha. O grupo folclórico Flor de Atalaia fecha a parte da manhã com apresentação da dança regional siriri.
No dia seguinte, as internas vão passar por atendimento médico, sendo que as que sofrem com transtornos mentais terão acesso a atendimento psiquiátrico.
De acordo com a superintendente do Sistema Penitenciário, Flávia Emanuelle de Souza Soares, a promover a pacificação entre as recuperandas e fomentar a reflexão sobre a vida são os principais objetivos do evento. “Queremos promover a cidadania, o desenvolvimento destas pessoas e, finalmente, contribuir para efetivar a integração dessas mulheres à sociedade, dando-lhes oportunidades”.
Conforme destacou a corregedora Maria Erotides Kneip em fevereiro deste ano, quando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso aderiu à campanha, “a causa da mulher é prioridade em nossa gestão e estou muito feliz que estejamos trabalhando juntos nesse sentido”.
A programação está sujeita a alterações.
Texto: Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT
Foto Capa: gazetadigital