Papa Francisco em estado estável, mas com diagnóstico complexo
Informações sobre a situação clínica do Papa Francisco publicadas pelo Vaticano Online
O Papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, conforme comunicado pela Sala de Imprensa do Vaticano nesta segunda-feira (17/2). De acordo com o Vaticano, o diagnóstico exigiu uma “nova alteração no tratamento”.
Ainda segundo a nota, publicada nos Stories do Instagram do Vaticano, “todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada”. Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, afirmou aos jornalistas que uma atualização sobre o estado de saúde do chefe da Igreja Católica será divulgada à tarde, provavelmente após às 17h. Bruni também destacou que “os tratamentos prosseguem naturalmente” e que “não há previsão de alta hospitalar, prevalecendo a regra de ‘repouso absoluto’ determinada pelos médicos”.
Matteo Bruni acrescentou que o pontífice “descansou bem, teve uma noite tranquila e, nesta manhã, tomou café da manhã como nos dias anteriores”. O Papa Francisco está internado desde sexta-feira (14/2) no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma.
No domingo (16/2), apesar de não ter celebrado a missa, o pontífice enviou uma mensagem para ser compartilhada com os fiéis na celebração liderada pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cardeal José Tolentino de Mendonça.
Na mensagem, o Papa dirigiu-se especialmente aos artistas, pedindo também orações pela paz nas regiões que enfrentam conflitos e guerras, como Ucrânia, Palestina e Sudão. Francisco agradeceu ainda aos fiéis pelas orações pela sua saúde e aos profissionais de saúde que o têm acompanhado.