Padronização de horários das faixas exclusivas começam a valer a partir desta segunda-feira (2)
Semob realiza ‘panfletaço’ para orientações aos motoristas e motociclistas que tenham dúvidas sobre as faixas exclusivas
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deu início nesta segunda-feira (2) a uma campanha para divulgar a padronização dos horários das faixas exclusivas de ônibus. Durante toda a semana, os servidores da Semob estarão presentes nas principais vias da cidade, distribuindo panfletos informativos e fornecendo orientações aos motoristas e motociclistas.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a partir de hoje, todas as faixas exclusivas funcionarão apenas nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h e das 17h às 19h. Aos sábados, elas serão reservadas apenas pela manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará liberada para veículos de passeio.
Samaniego ressalta que durante os primeiros 15 dias, haverá um período educativo, mas isso não se aplica àqueles que estacionarem nas faixas exclusivas para ônibus. Caso um veículo seja flagrado estacionado em qualquer horário nessas faixas, será autuado. A implementação dessas faixas exclusivas tem como objetivo melhorar o tempo de viagem e o trânsito, já que elas funcionarão apenas nos horários de pico, entre 6h e 8h da manhã e entre 17h e 19h no final da tarde. Aos sábados, das 6h às 8h, haverá circulação livre, assim como aos domingos, quando os condutores de veículos de passeio poderão utilizar a faixa.
Atualmente, Cuiabá já conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade, como a Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA) e General Valle. Além disso, em breve, outras avenidas também receberão faixas exclusivas, como a Avenida Djalma Ferreira de Souza, que se conectará à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), a Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) e a Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como “Lavapés”, no trecho próximo ao restaurante Choppão até o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos.
Da Redação
Com Fernanda Leite/Secom|Cuiabá