Os 20 países menos corruptos do mundo
Bom país, mau país
No mundo, mais de dois terços dos países têm sérios problemas de corrupção, que vão desde subornos flagrantes e eleições fraudulentas, até desvio de fundos públicos e intimidação. Em casos mais extremos, ocorrem casos de assassinatos de oponentes políticos e jornalistas. Sendo assim, utilizamos os dados mais recentes do Corruption Perceptions Index (Índice de Percepção de Corrupção) da Transparência Internacional (uma organização não governamental) e classificamos as nações menos corruptas do planeta.
O ranking
Ao todo, o índice analisou 180 países. Além disso, ele levou em conta diversos aspectos, como os níveis de percepção de corrupção do setor público. Vale a pena salientar que essas informações privilegiadas foram coletadas por especialistas e empresários influentes das determinadas nações. Por fim, o ranking possui uma pontuação de 0 a 100 – sendo que 0 é extremamente corrupto e 100 é sem nenhuma corrupção.
20° país menos corrupto: Japão
Pontuação: 73
Pode-se dizer que os japoneses são afortunados em viver em uma nação relativamente livre de corrupção. Não à toa, o país ganhou um ponto nesse ano no índice. Todavia, apesar do bom resultado, o Japão ainda sofre de uma prática chamada “amakudari”. A prática consiste em políticos veteranos se aposentarem da vida pública e ocuparem cargos de alto nível no setor privado, especialmente no ramo farmacêutico, de transporte e construção.
19º país menos corrupto: Irlanda
Pontuação: 74
Assim como o Japão, a Irlanda também melhorou a sua pontuação. O país impõe de forma rigorosa a Lei de Prevenção à Corrupção. A referida norma impede que indivíduos de darem e aceitarem propinas. Entretanto, pequenos subornos ainda ocorrem, especialmente nas áreas de licença de construção e contratos de aquisição.
16º país menos corrupto: EUA
Pontuação: 75
Assim como o Japão e a Irlanda, os EUA melhorou a sua pontuação nesse ano. Normalmente, a administração governamental é observada por agências de vigilâncias e outros grupos que trazem à luz qualquer tipo de irregularidade. Além disso, os tribunais americanos julgam casos de corrupção de forma severa. Por fim, outro fator importante que vale a pena ser ressaltado é o papel que a imprensa livre e os jornalistas investigativos desempenham para combater a corrupção.
16º país menos corrupto: Bélgica
Pontuação: 75
A Bélgica deixou um pouco a desejar nesse ano, perdendo dois pontos. Entretanto, vale a pena destacar o Código Penal do país. A referida regra criminaliza a propina tanto no setor público como no privado. Todavia, o nepotismo na esfera pública ainda é um problema.
16º país menos corrupto: Áustria
Pontuação: 75
A Áustria manteve os seus 75 pontos. Não à toa, o país possui uma boa reputação internacional. O Código Penal Austríaco é aplicado de forma rigorosa. A referida lei criminaliza a extorsão, fraude, corrupção, peculato, suborno e a lavagem de dinheiro.
13º país menos corrupto: Islândia
Pontuação : 77
A Islândia caiu uma posição nesse ano. O Código Penal Geral do país criminaliza o abuso de autoridade, fraude, comércio de influência, a oferta e o recebimento de suborno. Além do mais, as autoridades não hesitam em processar e prender os corruptos. Por fim, propinas nas esferas públicas e privadas são proibidas e tanto indivíduos como empresas são considerados responsáveis pelos atos ilegais cometidos.
13º país menos corrupto: Hong Kong
Pontuação: 77
Hong Kong manteve seu 77 pontos nesse ano. A principal norma anticorrupção da região é a Lei de Prevenção de Suborno. A referida regra criminaliza a propina tanto no setor público como no privado. Além do mais, a Comissão Independente Contra a Corrupção possui o poder de prisão, busca e apreensão. A comissão também é responsável por garantir que não haja condutas ilegais nas eleições do território.
13º país menos corrupto: Austrália
Pontuação: 77
Apesar da boa colocação, a Austrália perdeu dois pontos nesse ano. Isso sugere que os recentes esforços em reprimir a corrupção no país não obtiveram tanto sucesso. Todavia, a fraude administrativa ainda é pouco frequente. Além do mais, indivíduos corruptos são punidos de forma rigorosa, sendo sentenciados até 10 anos de prisão e recebendo altas multas.
12º país menos corrupto: Alemanha
Pontuação: 81
A Alemanha manteve seus 81 pontos nesse ano. O Código Penal do país criminaliza o pagamento, a oferta e o recebimento de suborno. Além do mais, através da Lei de Infrações Administrativas, as corporações são responsabilizadas civilmente, sendo sentenciadas com multas de milhões de euros.
8º país menos corrupto: Reino Unido
Pontuação: 82
O Reino Unido melhorou sua pontuação nesse ano. Apesar de ainda ocorrer certos casos de abuso de poder em determinadas instâncias administrativas, o Reino Unido possui altos padrões éticos no setor público. A Lei de Suborno do Reino Unido impede empresários e funcionários públicos de receberem propinas, mesmo que seja fora do território britânico.
8º país menos corrupto: Holanda
Pontuação: 82
Apesar da boa colocação, a Holanda perdeu um ponto nesse ano. O Código Penal do país garante a transparência na administração pública. Além disso, criminaliza o suborno nos setores público e privado. Por fim, as corporações holandesas ou estrangeiras podem ser responsabilizadas pelas ações ilegais cometidas pelos seus funcionários. Caso isso aconteça, as empresas são condenadas a pagarem 10% do seu faturamento.
8º país menos corrupto: Luxemburgo
Pontuação: 82
Luxemburgo conquistou um ponto nesse ano. O pequeno país europeu emprega de forma rigorosa as suas leis anticorrupção. Não à toa, a nação tem boa fama internacional.
8º país menos corrupto: Canadá
Pontuação: 82
O Canadá permaneceu com os seus 82 pontos nesse ano. O Código Penal do país criminaliza a extorsão, corrupção, abuso de autoridade e tráfico de influência. Da mesma forma, através da Lei de Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros, a facilitação de pagamentos e doações para empregados públicos são proibidos. Além do mais, os tribunais canadenses julgam até crimes de corrupção cometidos no exterior.
6º país menos corrupto: Suécia
Pontuação: 84
Apesar da boa colocação, a Suécia perdeu quatro pontos. Os pontos perdidos foram por causa dos recentes escândalos de corrupção que assolaram o país. Inclusive, um funcionário público foi condenado por aceitar um cargo em troca da liberação da construção de um estádio de futebol em Estocolmo.
6º país menos corrupto: Singapura
Pontuação: 84
Melhorando sua pontuação nesse ano, Singapura conquistou o sexto lugar no índice. A legislação anticorrupção incluí o Código Penal e a Lei de Prevenção à Corrupção. Ambas criminalizam a facilitação de pagamentos, tanto no setor público como no privado, e o suborno ativo e passivo. As punições para quem comete esses tipos de crime são: altas multas e prisão de até sete anos.
3º país menos corrupto: Suíça
Pontuação: 85
Apesar da boa colocação, a Suíça perdeu um ponto nesse ano. O Código Penal do país criminaliza o suborno ativo e passivo de funcionários públicos. Já a Lei de Concorrência Desleal, proíbe a propina no setor privado. Desse modo, as empresas podem enfrentar processos por atos de corrupção cometidos pelos seus empregados.
3º país menos corrupto: Noruega
Pontuação: 85
A Noruega manteve seus 85 pontos nesse ano. O Código Penal do país criminaliza a quebra de confiança, suborno ativo e passivo, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e fraude. Isso se aplica a qualquer pessoa registrada na Noruega. Dessa maneira, indivíduos que cometem essas ilegalidade podem enfrentar até 10 anos de prisão, mesmo se o ato ocorreu no exterior. Além do mais, as corporações podem ser responsabilizadas pelas ações criminais de seus empregados.
3º país menos corrupto: Finlândia
Pontuação: 85
Apesar da boa colocação, a Finlândia perdeu quatro pontos nesse ano. Entretanto, a corrupção no setor público do país é praticamente inexistente. Isso se dá, graças à um sistema forte de controle interno e externo da administração governamental. Além do mais, a presença marcante da sociedade civil nos assuntos de interesse público coíbem as ações desonestas.
2º país menos corrupto: Dinamarca
Pontuação: 88
Nesse ano, a Dinamarca caiu uma posição, perdendo o primeiro lugar no índice. Mesmo assim, vale a pena destacar que a corrupção é algo extremamente raro no país. O Código Penal proíbe o suborno ativo e passivo, e outros delitos inseridos na Convenção Internacional Anticorrupção. Além do mais, como não há um regulamento formal, a Dinamarca depende de uma forte crença na integridade de seus representantes para que casos de corrupção e abuso de poder não ocorram.
O país menos corrupto: Nova Zelândia
Pontuação: 89
A Nova Zelândia é o país menos corrupto do mundo, de acordo com o índice. A Lei de Crimes e a Lei de Comissões Secretas criminalizam o suborno ativo e passivo nos setores público e privado. As penalidades financeiras são rigorosas e os infratores podem enfrentar até 14 anos de prisão. Por fim, através do Código de Conduta de Serviços de Estado, os funcionários públicos são impedidos de solicitar ou aceitar presentes.
Veja Também: