Os 20 países mais corruptos do mundo
Bom país, mau país
No mundo, mais de dois terços dos países têm sérios problemas de corrupção, que vão desde subornos flagrantes e eleições fraudulentas, até desvio de fundos públicos e intimidação. Em casos mais extremos, ocorrem casos de assassinatos de oponentes políticos e jornalistas. Sendo assim, utilizamos os dados mais recentes do Corruption Perceptions Index (Índice de Percepção de Corrupção) da Transparência Internacional (uma organização não governamental) e classificamos as nações mais corruptas do planeta.
O ranking
Ao todo, o índice analisou 180 países. Além disso, ele levou em conta diversos aspectos, como os níveis de percepção de corrupção do setor público. Vale a pena salientar que essas informações privilegiadas foram coletadas por especialistas e empresários influentes das determinadas nações. Por fim, o ranking possui uma pontuação de 0 a 100 – sendo que 0 é extremamente corrupto e 100 é sem nenhuma corrupção.
Os países mais corruptos
Em contraste com os países menos corruptos do mundo, existem as nações com altos níveis de desonestidade na esfera pública. Além de ser algo extremamente prejudicial para a população, alguns países, na verdade, vivem uma situação cada vez mais agravante.
Veja a seguir as nações mais corruptas do planeta.
17º país mais corrupto: Cambodja
Pontuação: 21
Apesar da legislação anticorrupção, as normas são pouco aplicadas no Cambodja. Dessa maneira, funcionários públicos agem de forma desonesta e ficam impunes. Além disso, isso prejudica os negócios do país, já que para ter seus empreendimentos realizados, as corporações devem apelar para o suborno.
17º país mais corrupto: República Democrática do Congo
Pontuação: 21
Pode-se dizer que a corrupção é um modo de vida na República Democrático do Congo. Além disso, o país sofre de conflitos internos. O rebelde Warlord Thomas Lubanga foi sentenciado a 14 anos de prisão por usar soldados-crianças no exército dele. Já os rebeldes do M23 formam uma grande força de combate na parte oriental da nação. Por fim, a República Democrática do Congo possui vários relatos de abuso de poder por parte de militares.
17º país mais corrupto: República do Congo
Pontuação: 21
A República do Congo é um país bastante corrupto. Desse modo, o setor público sofre de constantes irregularidades. Além disso, o Presidente Denis Sassou Nguesso ainda contínua comandando a nação, interferindo de forma agressiva nas instituições governamentais.
17º país mais corrupto: Tajiquistão
Pontuação: 21
Nesse ano, as coisas pioraram no Tajiquistão, com o país perdendo quatro pontos no índice. A nação da Ásia Central sofre principalmente com os crimes de suborno, fisiologismo e peculato de dinheiro público. Além do mais, uma dúzia de funcionários da agência anticorrupção foram presos. Adivinhe o motivo. Sim, por corrupção. Não à toa, o Tajiquistão está em uma situação tão ruim.
15º país mais corrupto: Chade
Pontuação: 20
Pouco foi feito para acabar com a corrupção no Chade ao longo dos últimos anos. Sendo assim o país africano manteve seus 20 pontos. Nepotismo e fisiologismo são constantes na nação. Além disso, as forças policiais são corruptas e o suborno é praticamente onipresente nas esferas públicas.
15º país mais corrupto: Eritreia
Pontuação: 20
Apesar de ter conquistado dois pontos nesse ano, a Eritreia é assolada pela corrupção, que prejudica o desenvolvimento de um sistema legal, econômico e político. Vale a pena destacar que não há imprensa livre no país. Além disso, a população da nação sofre com a extrema pobreza e com a falta de direitos humanos. Sendo assim, boa parte dos cidadãos da Eritreia buscam uma vida melhor em outro lugar.
13° país mais corrupto: Angola
Pontuação: 19
A Angola conquistou um ponto nesse ano, mas a situação do país ainda é ruim. Anos de corrupção generalizada no governo, com casos de fisiologismo e suborno, contribuíram para o empobrecimento da nação. Não à toa, boa parte da população vive em condições precárias.
13° país mais corrupto: Turcomenistão
Pontuação: 19
O Turcomenistão é o 13° país mais corrupto do mundo, de acordo com o índice. O comando da nação está concentrado nas mãos do Presidente Gurbanguly Berdimuhamedov. O mandatário, junto com a família, controla todos os aspectos da esfera pública do país.
11° país mais corrupto: Iraque
Pontuação: 18
Apesar da queda do ISIS, o Iraque ainda está longe de ser uma nação segura e transparente. A manutenção de um governo forte e estável contínua sendo o maior desafio do país. Entretanto, esse feito é impedido por constantes retardos nas reformas constitucionais, disputas políticas e uma corrupção profunda.
11° país mais corrupto: Venezuela
Pontuação: 18
A Venezuela ganhou um ponto nesse ano, graças à recente campanha anticorrupção. Mas, o país, que vive uma grave crise econômica, contínua sendo devastado pela corrupção. Suborno, desvio de dinheiro público e nepotismo são coisas comuns no governo. Além disso, o judiciário e a força policial são assolados pela corrupção.
7° país mais corrupto: Guiné Equatorial
Pontuação: 17
A Guiné Equatorial é o sétimo país mais corrupto do índice. Enquanto boa parte da população sofre com a extrema pobreza, o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo e a família dele vivem como a realeza. No último mês de outubro, o filho do presidente, Teodorín (foto), recebeu uma sentença de três anos da corte francesa por roubar milhões de dólares do fundo público para financiar seu extravagante estilo de vida.
7° país mais corrupto: Guiné-Bissau
Pontuação: 17
Localizado na costa da África Ocidental, o pequeno país é assolado por administrações públicas desonestas. Além disso, a nação virou uma das principais rotas de traficantes de cocaína, que levam a droga da América Latina à Europa. Vários militares do alto escalão estão envolvidos com o tráfico de narcóticos. E, por fim, a corrupção está presente em todos os aspectos da esfera pública.
7° país mais corrupto: Coreia do Norte
Pontuação: 17
Apesar de ter conquistado cinco pontos nesse ano, a Coreia do Norte ainda é um dos países mais corruptos do mundo. A corrupção é uma característica marcante na nação, onde os direitos humanos virtualmente não existem. O líder supremo, Kim Jong-un, utiliza-se das autoridades militares corruptas para consolidar seu poder.
7° país mais corrupto: Líbia
Pontuação: 17
Com três pontos conquistados, a situação na Líbia melhorou um pouco. Entretanto, os partidos políticos são apoiados por grupos de milícias que disputam o poder. Além disso, traficantes de seres humanos e armas atuam livremente na nação.
5º país mais corrupto: Sudão
Pontuação: 16
Apesar de ganhar dois pontos nesse ano, o Sudão contínua sendo atormentado pela corrupção. O país tem um problemas graves com suborno, fisiologismo e nepotismo. Além disso, os empreendedores no Sudão precisam conhecer as pessoas certas ou pagar autoridades para fazerem as coisas funcionarem.
5º país mais corrupto: Iêmen
Pontuação: 16
Apesar do Iêmen tenha ganhado dois pontos nesse ano, a brutal guerra civil mergulhou o país em uma crise humanitária sem precedentes e dizimou a economia da nação. Além disso, a corrupção enraizada dificulta qualquer tipo de recuperação significativa.
4º país mais corrupto: Afeganistão
Pontuação: 15
O Afeganistão manteve seus 15 pontos nesse ano, uma vez que contínua lidando com um sistema bastante corrupto e com a ameaça do Talibã. Os laços familiares e as conexões tribais são especialmente fortes no país, tornando o nepotismo um problema enorme. Suborno, corrupção e transferências ilegais de terra também são frequentes.
3° país mais corrupto: Síria
Pontuação: 14
A Síria, devastada pela guerra, contínua sendo um país totalmente corrupto, enquanto é liderada pelo Presidente Bashar al-Assad, que dizimou boa parte da população nos últimos anos. A família e os apoiadores do presidente controlam praticamente tudo na caótica nação. Além disso, estão envolvidos em várias negociações duvidosas, desde roubar dinheiro de ajuda humanitária até o comércio ilegal de armas.
2° país mais corrupto: Sudão do Sul
Pontuação: 12
Funcionários públicos do Sudão do Sul roubaram quantias incalculáveis de dinheiro público. A legislação anticorrupção não é aplicada e os infratores ficam livres para agir, sabendo que não serão processados pelos seus crimes. Não à toa, o país é o segundo mais corrupto do planeta.
O país mais corrupto: Somália
Pontuação: 9
Pelo sexto ano consecutivo, a Somália é a nação mais corrupta do mundo e, inclusive, perdeu um ponto nesse ano. Separado por grupos rivais no início dos anos de 1990, o atual governo é fraco e prevalece um clima de ilegalidade, com quase todos os aspectos da esfera pública do país assolados pela corrupção desenfreada.
As informações são da Money
https://www.daynews.com.br/2019/05/12/os-20-paises-menos-corruptos-do-mundo/