• Home
  • Geral
  • Ônibus extras são mobilizados para garantir transporte na região Sul de Cuiabá
Foto Luiz Alves / Secom-MT

Ônibus extras são mobilizados para garantir transporte na região Sul de Cuiabá

Prefeitura adota ação emergencial para evitar colapso no transporte da Capital

Diante da apreensão de 31 ônibus que operavam no transporte da Região Sul de Cuiabá, a prefeitura adotou medidas emergenciais para evitar prejuízos à população. A operação judicial, que afetou a frota da empresa Caribus, levou a gestão municipal a mobilizar recursos para garantir a continuidade do serviço.

Assim que foi informada sobre a ação, o prefeito Abilio Brunini determinou a liberação imediata de 24 ônibus reservas para atender os bairros Pedra 90, Jardim Industriário, Recanto dos Pássaros, Nova Esperança, Osmar Cabral, Tijucal e Jardim Imperial. Além disso, veículos de outras empresas foram direcionados para reforçar o atendimento na região.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) notificou a Caribus logo no início da manhã, exigindo a normalização das operações e o retorno da frota regular.

Histórico da crise no transporte público

A crise no transporte coletivo tem origem em pendências da gestão anterior. Em 2025, a prefeitura já quitou uma dívida de R$ 8 milhões com a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU), referente à compensação das gratuidades tarifárias previstas em lei.

O prefeito Abilio Brunini reforçou que a administração municipal está empenhada em minimizar impactos à população e garantir a continuidade do serviço.

Monitoramento e medidas para garantir transporte

Além da mobilização dos ônibus reservas para atender à demanda, a prefeitura segue monitorando de perto a situação e cobrando da Caribus a normalização completa do serviço. A gestão municipal assegura que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para evitar transtornos à população e manter a operação do transporte coletivo regularizada.

 

(Com Rafael Costa | Secom )