O Segredo do Sorriso…
Saiba quais são os alimentos que deixam seus dentes mais feios
O segredo do sorriso perfeito não está somente na escovação e na visita regular ao dentista. O cardápio também pode comprometer não só a saúde, como a beleza dos dentes. O UOL conversou com especialistas para saber quais tipos de comida causam esse problema.
Dentes amarelados
Aparência desgastada
Limpeza difícil
O que fazer?
Do UOL, em São Paulo
Porque os dentes amarelam com a idade?
Por Claiborne Ray

Além do efeito cumulativo de muitas causas externas da descoloração dos dentes ao longo da vida, existem pelo menos duas mudanças estruturais que aumentam a probabilidade de os dentes parecerem amarelos à medida que se envelhece. O primeiro é a redução do esmalte, o lado externo do dente, e o aumento da camada abaixo dele, a dentina.
À medida que o esmalte afina por causa do desgaste e coisas como alimentos ácidos, a cor natural de amarelo para marrom da dentina, coberta por ele, vai aparecendo mais e mais, segundo análise da literatura sobre descoloração dentária publicada em “The British Dental Journal”, em 2001.
O amarelamento pode ser mais ou menos óbvio, dependendo da cor natural da dentina, determinada geneticamente, e da espessura do esmalte. Outra complicação é que, assim que a dentina é exposta, outros agentes corantes são mais facilmente absorvidos pelos dentes.
Foto: Shutterstock
Enquanto isso, “o depósito natural de dentina secundária afeta as propriedades transmissoras de luz dos dentes, resultando num escurecimento gradual dos mesmos com a idade”, afirma a análise.
Muitas causas são evitáveis ou tratáveis, como boca seca, consumo excessivo de açúcares, ácidos e álcool, bulimia, ranger os dentes e refluxo gastroesofágico. Bebidas como chá, café e vinho tinto e alimentos como amoras também descolorem os dentes, bem como o tabaco, em qualquer formato.