• Home
  • Economia
  • O Banco Central informa o vazamento de dados de 25,3 mil usuários do Pix
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Banco Central informa o vazamento de dados de 25,3 mil usuários do Pix

O Banco Central (BC) comunicou nesta segunda-feira (17) a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados pessoais associados a chaves Pix de 25.349 clientes da QI Sociedade de Crédito.

De acordo com a instituição, o problema foi causado por “falhas pontuais em sistemas dessa instituição”. O BC esclareceu que não houve exposição de informações sensíveis, como senhas, registros de movimentações financeiras ou saldos bancários.

No comunicado oficial, o órgão destacou que os dados acessados são de natureza cadastral, ou seja, não permitem a realização de transações, nem fornecem acesso a contas bancárias ou outras informações protegidas por sigilo bancário.

O BC informou que os vazamentos ocorreram entre os dias 23 de fevereiro e 6 de março deste ano. Os usuários impactados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição financeira onde possuem conta.

A autarquia reforçou que “nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”.

Além disso, o Banco Central afirmou ter adotado as providências necessárias para a apuração do caso e destacou que serão aplicadas as sanções cabíveis conforme as normas vigentes.