• Home
  • Saúde
  • Número de casos confirmados de febre amarela passa de 400 no Brasil

Número de casos confirmados de febre amarela passa de 400 no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, 80 cidades do país tiveram mortes devido à doença.

Em novo boletim divulgado nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrou 424 casos de febre amarela. A doença causou 137 mortes em 80 municípios, 49 deles em Minas Gerais.

Desde dezembro, no início do surto, até esta quarta-feira (15), as Secretarias de Estado da Saúde receberam 1.558 notificações – pacientes com alguns dos sintomas, mas sem uma confirmação laboratorial da presença do vírus. Destes, 933 suspeitas ainda estão sob investigação e outras 201 foram descartadas.

Governo do RJ decide vacinar a população contra a febre amarela (Foto: Rede Globo)

 Governo do RJ decide vacinar a população contra a febre amarela (Foto: Rede Globo) 
Minas Gerais, desde o começo, é o estado mais afetado pela doença: tem 325 casos confirmados, 76,65% do número total registrado no país. Espírito Santo e São Paulo vem na sequência, com 93 e 4 registros, respectivamente.

Cercado pelos estados mais afetados, o estado o Rio de Janeiro confirmou sua primeira morte pela doença nesta quarta-feira (15). O caso foi registrado em Casemiro de Abreu, no interior.

Watila Santos, de 38 anos, estava internado no Hospital Municipal Angela Maria Simões Menezes e morreu no sábado (11). O vizinho dele, de 37 anos, que também teve o caso confirmado pela secretaria, segue internado no Hospital dos Servidores no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio, foi possível identificar resultados positivos para o vírus por meio de exames nos dois homens, moradores da área rural do município e que não possuem histórico de viagem para áreas onde há comprovação da circulação da doença.

O vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas rurais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Pessoas que morem nestas regiões ou que devem viajar nos próximos meses devem receber uma dose da vacina 10 dias antes de chegar ao local.  As informações são do G1.