DayNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • POLÍCIA
  • AGRONEGÓCIO
  • LEITURA DINÂMICA
  • NOTA ZERO OU DEZ
  • ARTIGOS
  • SAÚDE
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
Home
Saúde

Obesidade no Sus dispara 259% em dez anos, alcançando mais de 11 milhões de brasileiros

João Oliveira
2 de novembro de 2026 às 05:28
Compartilhar:
Obesidade no Sus dispara 259% em dez anos, alcançando mais de 11 milhões de brasileiros

© Wilson Dias/Agência Brasil

Aumento expressivo também no sobrepeso

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, registrou um aumento alarmante no número de brasileiros com obesidade atendidos na Atenção Primária à Saúde. Em 2016, o sistema contabilizava 3,09 milhões de indivíduos com a condição, um número que saltou para 11,12 milhões no ano corrente. Essa elevação representa um crescimento de 259% em uma década, e atualmente, mais de um terço (36%) de todo o público adulto acompanhado no Sisvan se enquadra na categoria de obesidade.

Paralelamente à obesidade, os indicadores de sobrepeso também apresentaram um crescimento significativo no mesmo período. Os dados do Sisvan indicam que o número de brasileiros com sobrepeso saltou de aproximadamente 4,19 milhões em 2016 para 10,76 milhões no ano atual. Este aumento corresponde a uma elevação de 156,8%, demonstrando uma tendência generalizada de ganho de peso excessivo na população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quase 72% dos adultos acompanhados estão acima do peso

Somando os casos de sobrepeso e obesidade, o número total de adultos acompanhados pelo Sisvan que se encontram acima do peso adequado atinge a marca de 21,88 milhões de indivíduos. Essa cifra representa 71,5% de todos os adultos assistidos pelo sistema, evidenciando a magnitude do problema de saúde pública que o Brasil enfrenta em relação ao excesso de peso. O excesso de peso é classificado com base no Índice de Massa Corporal (IMC): considera-se sobrepeso um IMC entre 25 e 29,9, enquanto a obesidade, caracterizada como uma doença crônica inflamatória e multifatorial, é definida por um IMC igual ou superior a 30.

A obesidade, em particular, tem sido objeto de crescente preocupação por parte das autoridades de saúde, dada a sua associação com um risco aumentado de desenvolvimento de diversas comorbidades, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e certos tipos de câncer. A tendência de alta observada no SUS sugere a necessidade de intensificação de políticas públicas voltadas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, o incentivo à prática regular de atividades físicas e o aprimoramento do acompanhamento nutricional e médico na rede básica de saúde.

A análise dos dados do Sisvan, que reúne informações sobre o estado nutricional da população atendida na Atenção Primária à Saúde, reforça a urgência de estratégias eficazes para combater o sobrepeso e a obesidade no Brasil. A expansão desses quadros nutricionais representa não apenas um desafio para a qualidade de vida dos indivíduos, mas também um impacto significativo nos custos do sistema de saúde, demandando abordagens preventivas e curativas mais robustas e acessíveis a toda a população.

Continue Lendo

Apenas 30% dos hipertensos aderem ao tratamento contínuo, alertam especialistas

Apenas 30% dos hipertensos aderem ao tratamento contínuo, alertam especialistas

Pão de frigideira sem glúten: receita rápida e fofinha para o café da manhã

Pão de frigideira sem glúten: receita rápida e fofinha para o café da manhã

Dança se equipara a exercícios físicos tradicionais em benefícios para saúde física e cognitiva, aponta estudo

Dança se equipara a exercícios físicos tradicionais em benefícios para saúde física e cognitiva, aponta estudo

Publicidade
Acess
Publicidade
Fabio Argenta
Publicidade
Visa Contábil
Publicidade
DayNews

O portal de notícias mais completo de Cuiabá e Mato Grosso. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • contato@daynews.com.br
  • Telefone(62) 3212-3434

© 2026 DayNews - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

TermosPrivacidade