DayNews
Notícias

Após novo feminicídio, Gabinete da Mulher reforça apelo por medidas protetivas em Mato Grosso

Missias
24 de agosto de 2026 às 07:29
Compartilhar:
Após novo feminicídio, Gabinete da Mulher reforça apelo por medidas protetivas em Mato Grosso

© Nino Carè/Pixabay)

Órgão estadual orienta vítimas a procurar a rede de proteção ainda nos primeiros episódios de violência; atendimento emergencial pode ser acionado pelos números 190 e 197

O Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher de Mato Grosso voltou a alertar para a importância de denunciar agressões e buscar proteção do poder público logo nos primeiros indícios de violência doméstica. A orientação foi reforçada após mais um caso de feminicídio registrado no Estado.

Uma mulher de 38 anos foi morta neste sábado (22), em Nova Bandeirantes. Segundo as informações divulgadas, ela não possuía medida protetiva contra o suspeito do crime, Elessandro Riguer Bispo, de 35 anos, que permanecia foragido. A Polícia Civil realiza buscas de forma contínua desde o assassinato para tentar localizá-lo.

A vítima era responsável por uma criança de 7 anos e também prestava cuidados ao pai, com mais de 70 anos.

Procura precoce por ajuda amplia mecanismos de proteção

A delegada Mariell Antonini, secretária do Gabinete da Mulher, afirma que a comunicação da violência às autoridades é essencial para que os órgãos responsáveis possam identificar a situação de risco e adotar providências destinadas à proteção da vítima.

“A mulher não está sozinha. É muito importante buscar ajuda do Estado nos primeiros sinais de violência. Temos instrumentos para proteger essa vítima e ajudá-la a romper o ciclo. O isolamento não é a melhor saída. Procure a Polícia Civil, peça uma medida protetiva e permita que a rede de proteção possa atuar”, afirma Mariell.

Em situações de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190. Denúncias e pedidos de orientação também podem ser encaminhados à Polícia Civil pelo número 197.

Estado mantém rede especializada de atendimento

Mato Grosso dispõe atualmente de 11 unidades especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência. Desse total, nove são Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher. Cuiabá e Várzea Grande contam ainda com unidades que funcionam 24 horas.

Além dessas estruturas, outras 29 delegacias mantêm núcleos específicos destinados ao atendimento de mulheres em situação de violência.

A Patrulha Maria da Penha está implantada em 87 municípios e, segundo o Estado, possui capacidade de cobertura para os 142 municípios mato-grossenses.

Nos casos em que há medida protetiva em vigor, a vítima também pode ter acesso, conforme a avaliação da situação, a instrumentos adicionais de segurança, entre eles o Botão do Pânico e o monitoramento eletrônico do agressor por meio de tornozeleira.

Auxílio financeiro busca facilitar saída de relações abusivas

Entre as medidas de assistência oferecidas pelo Estado está o auxílio-moradia de R$ 600 mensais, destinado a mulheres vítimas de violência doméstica que se encontrem em situação de vulnerabilidade.

De acordo com Mariell Antonini, a dependência financeira é um dos fatores que podem dificultar o rompimento de relações marcadas por agressões.

“Muitas mulheres permanecem em relações violentas porque dependem financeiramente do agressor. Esse auxílio é um suporte para que ela tenha condições de se afastar, buscar um lugar seguro e começar a reconstruir a própria vida”, explica.

Plataforma reúne informações sobre atendimento

Orientações sobre medidas protetivas, serviços disponíveis, endereços de atendimento e demais mecanismos de apoio oferecidos em Mato Grosso também podem ser consultadas na plataforma Mulher MT.

A recomendação das autoridades é que episódios de ameaça, agressão, perseguição ou qualquer outra forma de violência sejam comunicados o mais rapidamente possível, permitindo a atuação da rede de proteção antes que a situação se agrave.