DayNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • POLÍCIA
  • AGRONEGÓCIO
  • LEITURA DINÂMICA
  • NOTA ZERO OU DEZ
  • ARTIGOS
  • SAÚDE
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
Home
Meio Ambiente

Alerta Vermelho! Flávio Bolsonaro mira Ibama, Funai e ICMBio e promete Explorar Gás Polêmico!

Redação
9 de outubro de 2026 às 09:35
Compartilhar:
Alerta Vermelho! Flávio Bolsonaro mira Ibama, Funai e ICMBio e promete Explorar Gás Polêmico!

Foto: Redação Central

O cenário político brasileiro pode estar prestes a viver uma reviravolta sísmica! Um plano de um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL) acende luzes de alerta em todo o país ao propor uma reestruturação radical nos órgãos ambientais e uma abertura sem precedentes para a exploração de recursos naturais. A ideia central é um licenciamento ambiental que poderia autorizar empreendimentos sem a devida análise de impacto, uma medida que levanta sérias preocupações sobre a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

As declarações de Flávio Bolsonaro já ecoam um discurso que vem sendo construído ao longo do ano. O senador tem defendido o fim do que chama de “amarras ambientais”, chegando a classificar o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) como um “império” de “xiitas”. A proposta de “trazer para a Presidência da República” o licenciamento ambiental e a promessa de não demarcar terras indígenas, repetindo o discurso de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sinalizam uma mudança drástica na política ambiental brasileira.

Ameaça aos órgãos de fiscalização e à biodiversidade

A intenção de enfraquecer ou redefinir drasticamente o papel de instituições como o Ibama e o ICMBio é um dos pontos mais sensíveis do plano. Esses órgãos são cruciais para a fiscalização, a conservação da biodiversidade e a gestão de unidades de conservação e terras indígenas. Reduzir suas atribuições ou submetê-los a um controle mais direto da Presidência pode abrir brechas perigosas para atividades predatórias e para a desproteção de ecossistemas vitais para o equilíbrio do planeta.

O plano de Flávio Bolsonaro vai além e propõe a autorização para a mineração de gás através do “fracking”, ou fraturamento hidráulico. Essa técnica, conhecida por seus riscos ambientais, como a contaminação de lençóis freáticos e a geração de resíduos tóxicos, é altamente controversa em todo o mundo. A liberação dessa prática no Brasil, sem uma análise rigorosa de seus impactos e sem garantias de segurança, pode representar um futuro sombrio para a qualidade da água e a saúde pública.

O futuro incerto da política ambiental brasileira

A campanha de Flávio Bolsonaro foi contatada pela reportagem para comentar essas propostas, mas até o fechamento desta matéria, não houve resposta. A falta de posicionamento oficial sobre temas tão cruciais aumenta a apreensão e a necessidade de um debate público transparente e urgente. As decisões tomadas em relação ao meio ambiente e aos recursos naturais têm um impacto direto e duradouro na vida de todos os brasileiros e na imagem do país no cenário internacional.

A possibilidade de um governo que priorize a exploração de recursos em detrimento da preservação ambiental levanta questões sobre o futuro do agronegócio sustentável, do turismo ecológico e da própria qualidade de vida. A sociedade civil, os cientistas e os defensores do meio ambiente estarão atentos aos desdobramentos e preparados para defender um futuro mais verde e seguro para o Brasil. A hora é de informação e mobilização!

Continue Lendo

Estudo da Unesp detecta substâncias cancerígenas em plásticos e espumas descartados no Brasil

Estudo da Unesp detecta substâncias cancerígenas em plásticos e espumas descartados no Brasil

Alerta Vermelho na Amazônia: o Gigante adormecido que ameaça transformar o Rio Madeira em um mar de veneno!

Alerta Vermelho na Amazônia: o Gigante adormecido que ameaça transformar o Rio Madeira em um mar de veneno!

Super El Niño pode causar 451 mil mortes e elevar calor extremo em 44%; Brasil é o 5º mais afetado

Super El Niño pode causar 451 mil mortes e elevar calor extremo em 44%; Brasil é o 5º mais afetado

Publicidade
Acess
Publicidade
Fabio Argenta
Publicidade
Visa Contábil
Publicidade
DayNews

O portal de notícias mais completo de Cuiabá e Mato Grosso. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • contato@daynews.com.br
  • Telefone(62) 3212-3434

© 2026 DayNews - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

TermosPrivacidade