Nota DEZ: Denúncia de trânsito agora é pelo WhatsApp: veja como funciona o canal da SEMOB
Fiscalizap recebe mais de 1.200 denúncias de trânsito em três meses em Cuiabá
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá registrou 1.249 denúncias de irregularidades no trânsito entre fevereiro e abril deste ano por meio do canal oficial via WhatsApp, o Fiscalizap. Desse total, 942 casos foram atendidos. O número (65) 9 9235-6950 está disponível para que a população denuncie infrações e situações emergenciais que afetem a mobilidade nas vias da capital mato-grossense.
O mês de abril liderou os registros, com 504 denúncias encaminhadas pela população.
Principais infrações denunciadas
A obstrução de calçadas foi a ocorrência mais frequente, com 174 registros. Em segundo lugar, apareceram os bloqueios de entrada e saída de imóveis, totalizando 134 casos. Outras denúncias recorrentes incluíram:
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Estacionamento irregular: 125
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Ocupação indevida de vagas de táxi: 70
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Irregularidades em áreas de carga e descarga: 50
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Veículos abandonados: 42
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Problemas de sinalização ou engenharia de tráfego: 27
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Obras em vias públicas: 19
O que pode ser denunciado pelo Fiscalizap
O canal da Semob está habilitado a receber denúncias de diferentes tipos de infrações, especialmente relacionadas ao estacionamento irregular, como:
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A menos de cinco metros de esquinas;
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Sobre calçadas, faixas de pedestres ou canalizações;
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Em vagas reservadas para idosos ou pessoas com deficiência, sem credencial;
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Em locais exclusivos, como pontos de táxi, ambulância, ou carga e descarga;
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Em frente a garagens ou guias rebaixadas;
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Em fila dupla ou obstruindo o tráfego de outros veículos;
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Em pontos de ônibus;
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Sobre viadutos, pontes, túneis ou canteiros centrais;
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Na contramão de direção.
Ocorrências emergenciais
Além das infrações, o Fiscalizap também pode ser utilizado para reportar situações de urgência, como:
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Veículos quebrados obstruindo vias;
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Queda de árvores ou cabos energizados;
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Semáforos inoperantes;
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Óleo ou objetos na pista;
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Caçambas ou trailers irregulares;
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Acidentes com impacto no fluxo viário;
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Placas de sinalização danificadas ou caídas;
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Outras situações que comprometam a segurança ou a fluidez do trânsito.
Atendimento emergencial via 118 (Ciosp)
A população também pode acionar o número 118, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para relatar ocorrências emergenciais. O canal funciona em tempo real e oferece resposta rápida por meio das forças de segurança pública.
De acordo com dados do Ciosp, os atendimentos mais frequentes foram:
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Acidentes de trânsito sem vítimas: 41,9%
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Remoção de veículos: 17,8%
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Acidentes com vítimas: 13,7%
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Estacionamento irregular: 2,9%
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Semáforos inoperantes: 1,2%
( Com Eliana Bess | Secom/Cuiabá )