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Nota DEZ: Denúncia de trânsito agora é pelo WhatsApp: veja como funciona o canal da SEMOB

Fiscalizap recebe mais de 1.200 denúncias de trânsito em três meses em Cuiabá

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá registrou 1.249 denúncias de irregularidades no trânsito entre fevereiro e abril deste ano por meio do canal oficial via WhatsApp, o Fiscalizap. Desse total, 942 casos foram atendidos. O número (65) 9 9235-6950 está disponível para que a população denuncie infrações e situações emergenciais que afetem a mobilidade nas vias da capital mato-grossense.

O mês de abril liderou os registros, com 504 denúncias encaminhadas pela população.

Principais infrações denunciadas

A obstrução de calçadas foi a ocorrência mais frequente, com 174 registros. Em segundo lugar, apareceram os bloqueios de entrada e saída de imóveis, totalizando 134 casos. Outras denúncias recorrentes incluíram:

  • Estacionamento irregular: 125

  • Ocupação indevida de vagas de táxi: 70

  • Irregularidades em áreas de carga e descarga: 50

  • Veículos abandonados: 42

  • Problemas de sinalização ou engenharia de tráfego: 27

  • Obras em vias públicas: 19

O que pode ser denunciado pelo Fiscalizap

O canal da Semob está habilitado a receber denúncias de diferentes tipos de infrações, especialmente relacionadas ao estacionamento irregular, como:

  • A menos de cinco metros de esquinas;

  • Sobre calçadas, faixas de pedestres ou canalizações;

  • Em vagas reservadas para idosos ou pessoas com deficiência, sem credencial;

  • Em locais exclusivos, como pontos de táxi, ambulância, ou carga e descarga;

  • Em frente a garagens ou guias rebaixadas;

  • Em fila dupla ou obstruindo o tráfego de outros veículos;

  • Em pontos de ônibus;

  • Sobre viadutos, pontes, túneis ou canteiros centrais;

  • Na contramão de direção.

Ocorrências emergenciais

Além das infrações, o Fiscalizap também pode ser utilizado para reportar situações de urgência, como:

  • Veículos quebrados obstruindo vias;

  • Queda de árvores ou cabos energizados;

  • Semáforos inoperantes;

  • Óleo ou objetos na pista;

  • Caçambas ou trailers irregulares;

  • Acidentes com impacto no fluxo viário;

  • Placas de sinalização danificadas ou caídas;

  • Outras situações que comprometam a segurança ou a fluidez do trânsito.

Atendimento emergencial via 118 (Ciosp)

A população também pode acionar o número 118, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para relatar ocorrências emergenciais. O canal funciona em tempo real e oferece resposta rápida por meio das forças de segurança pública.

De acordo com dados do Ciosp, os atendimentos mais frequentes foram:

  • Acidentes de trânsito sem vítimas: 41,9%

  • Remoção de veículos: 17,8%

  • Acidentes com vítimas: 13,7%

  • Estacionamento irregular: 2,9%

  • Semáforos inoperantes: 1,2%

 

( Com Eliana Bess | Secom/Cuiabá )