NOTA DEZ: Com corredores livres, Pronto-Socorro de Várzea Grande melhora atendimento à população
Em aproximadamente um mês, o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG) passou por um processo de reestruturação, recebendo apoio do governo do Estado e implementando um cronograma de ações logo na primeira semana do novo mandato.
Os corredores vazios e os pacientes acomodados em salas de enfermarias refletem a nova realidade da unidade de saúde, que viu a gestão de leitos e a regulação de pacientes necessitados de cirurgias serem priorizadas. Essas medidas foram adotadas após uma visita técnica da prefeita Flávia Moretti (PL), realizada no dia 2 de janeiro, seu primeiro dia de trabalho à frente do executivo municipal.
“A gestão do DAE era uma prioridade, mas, ao verificar in loco a falta de estrutura, de insumos e a presença de pacientes nos corredores devido a salas fechadas, incluí a saúde como foco principal”, afirmou a prefeita na ocasião.
Diante dessa situação, a prefeita liderou reuniões com o Executivo estadual para garantir um atendimento digno aos pacientes da unidade, que é referência em urgência e emergência na Baixada Cuiabana. “Durante todo o mês de janeiro, realizamos reuniões semanais com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Estabelecemos parcerias fundamentais para nosso plano de gestão hospitalar e recebemos apoio financeiro e material, incluindo a doação de R$ 5 milhões em equipamentos para o pronto-socorro, anunciada pelo governador Mauro Mendes. Na visita inicial, constatamos a falta de suportes de soro e macas, itens básicos em qualquer unidade de saúde. O secretário Gilberto validou nossas observações, e essa nova realidade é fruto de esforço, compromisso, transparência, trabalho e parceria com o governo do Estado”, relatou a prefeita.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que essa conquista é resultado do trabalho em conjunto, que possibilitou o sucesso na gestão de leitos. “A prefeita Flávia determinou a resolução desses problemas emergenciais do pronto-socorro. Tanto que, na primeira semana de trabalho, equipes da Secretaria de Viação e Obras já estavam realizando uma reforma pontual, permitindo a reativação de novas salas de enfermarias”.
“Estamos recebendo todo o auxílio do governo do Estado e, através dele, removendo pacientes que necessitam de cirurgias e procedimentos que, por enquanto, não estão sendo realizados aqui. Todos são regulados para hospitais de referência, por meio do programa Fila Zero. Isso é gestão. A unidade está melhorando a cada dia”, informou a secretária.
Deisi lembra que, na primeira vistoria ao pronto-socorro, encontrou o local cheio de pacientes acomodados em macas espalhadas pelos corredores, além de uma escassez de insumos, equipamentos e médicos. “Já na primeira semana de janeiro, iniciamos reformas e reparos emergenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados na unidade, bem como as condições de trabalho dos profissionais. Essa medida resultou na abertura de duas novas enfermarias, retirando os pacientes dos corredores”, explicou.
Outra questão solucionada foi a climatização do ambiente, que proporcionou melhor qualidade de vida a todos, tanto aos trabalhadores quanto aos pacientes.
A secretária afirmou que tem recebido todo o suporte da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli para oferecer uma assistência adequada ao cidadão de Várzea Grande. Ela reforçou: “O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, tem sido um grande interlocutor e parceiro nas demandas que necessitam do aporte financeiro do governo de Mato Grosso”.
( Com Kátia Passos|SECOM )